Uma das lendas mais persistentes em torno da origem da Apple é que os primeiros funcionários trabalharam na garagem da casa dos pais adotivos de Steve Jobs, dedicando longas horas para criar o que se tornaria o Apple I.

Para muita gente, chamar essa história de lenda é inexato, pois é considerada 100% fato.

Não só a garagem de Jobs foi imortalizada no folclore tecnológico, como ela tem sido retratada em filmes e é até um destino de peregrinação para entusiastas da Apple extremamente apaixonados.

Durante uma entrevista com a Bloomberg, Steve Wozniak, inquestionavelmente o cérebro por trás dos primeiros designs da Apple, confirmou que a narrativa é fantasiosa e o desenvolvimento foi realizado na HP, o que jamais foi um segredo.

"A garagem é um mito. Nós não fizemos nenhum design lá, nem breadboarding, nem protótipos, nem planejamento de produtos. Nós não fabricamos nada lá. A garagem não servia a propósito algum, exceto que nós sentirmos que era a nossa casa"

Sendo esse o caso, onde o trabalho foi feito? Na HP, onde Wozniak era funcionário e recebeu auxilio dos engenheiros da gigante de hardware e software.

"O trabalho estava sendo feito - soldando componentes, projetando e desenhando esquemas em pranchetas de desenhista - no meu cubículo na Hewlett-Packard em Cupertino. Esse foi um momento incrível. Deixaram-me fazer muitos projetos paralelos, e foram cinco anos até o verão de 75, quando construí o primeiro computador da Apple. No verão seguinte, construí o computador Apple II"

De acordo com o San Jose Mercury News, a casa localizada no Vale do Silício, na 2066 Crist Drive, em Los Altos, que também foi a casa de infância de Jobs, foi designada como "recurso histórico" em 2013 pela Los Altos Historical Commission.

As ideias brilhantes da Apple não foram produto de pequenos ajustes, reparos, ou aperfeiçoamentos realizados em uma garagem. Resultaram de anos de trabalho em indústrias relacionadas, Wozniak na HP e Jobs na Atari.

Wozniak: "Foram cinco anos até o verão de 75, quando construí o primeiro computador da Apple". Foram vendidas 200 unidades.