O programa é fruto da parceria entre a USP, FUVEST e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e atenderá, exclusivamente, estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.

Os cursos têm duração de 40 horas, distribuídas em 20 tópicos e ficarão
disponíveis por 30 dias a contar da data de início.

O programa requer o comparecimento semanal do estudante ao campus da USP mais próximo de sua residência. Além da capital, a Universidade tem sete campi no interior de São Paulo: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

Ao estudante cabe assistir as videoaulas, realizar o estudo do material complementar, entregar as atividades no ambiente virtual e participar semanalmente do atendimento presencial.

Para aprovação o estudante deve realizar as atividades com frequência
igual ou superior a 75%.

Para os aprovados serão emitidos certificados de conclusão das atividades cursadas, mediante avaliação de desempenho do estudante nas referidas atividades. A critério da USP, os estudantes que não concluírem os cursos perderão prioridade no preenchimento de vagas em oferecimentos subsequentes.

Os cursos disponíveis são listados no momento da inscrição, realizada através de um site da FUVEST (www.vemprausp.org.br). É necessário ter CPF para se inscrever.

O estudante poderá trocar a opção de curso durante o período de inscrições, respeitando a oferta de vagas.

O dia e horário de atendimento presencial será definido pela USP,
atendendo opções indicadas pelo estudante na inscrição.