Em uma entrevista com os apresentadores de rádio e podcast Buck Sexton e Clay Travis, nesta terça-feira (22), o republicano de 75 anos descreveu como ele assistiu ao discurso de Putin na televisão no dia anterior, em reconhecimento às autoproclamadas "repúblicas do povo" de Luhansk e Donetsk.

"Eu disse: 'Isso é brilhante'. O chefe do Kremlin declarou grande parte da Ucrânia independente e enviou 'pacificadores' para lá. Quão inteligente é isso?".

"Este é um homem que é muito inteligente. Eu o conheço muito bem", acrescentou sobre o presidente russo.

Referindo-se ao anúncio de Putin de que os soldados russos deveriam garantir a "manutenção da paz" no leste da Ucrânia, o ex-presidente disse: "Esta é a força de manutenção da paz mais forte que já vi. Havia mais tanques do que eu já vi".

Donald Trump também disse que se ele fosse Presidente hoje, a escalada da crise da Ucrânia nunca teria acontecido. "Isso nunca teria acontecido conosco. Se eu estivesse no cargo, seria impensável. Biden não tem nenhum conceito".

A porta-voz de Biden, Jen Psaki, reagiu friamente: "Não estamos tentando seguir conselhos de alguém que elogia o Presidente Putin e sua estratégia militar", disse em resposta à pergunta de um jornalista sobre as observações de Trump.

* Com informações Welt, Zeit, Spiegel

Leitura recomendada:

Veja também: