Os números divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Ministério da Saúde são reflexo da ampla adesão da população à campanha de vacinação.

O ministério já distribuiu cerca de 234 milhões de doses de vacinas de prevenção contra a covid-19, a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Segundo painel mantido pelo Ministério da Saúde, 45% das doses aplicadas foram da AstraZeneca, seguida pela Sinovac (34%), Pfizer (19%) e Janssen (2%).

"Vamos continuar avançando e contando com apoio de todos. Quando assumi o Ministério da Saúde o objetivo era vacinar um milhão de pessoas por dia, número que estamos atingindo com normalidade", disse o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ministro avalia que em breve o Brasil deverá ultrapassar os Estados Unidos em proporção de vacinados.

"Se continuarmos nesse ritmo será possível vacinar todo o público-alvo do País com as duas doses até o mês de outubro", prevê Queiroga.

No Reino Unido, um dos países com as maiores taxas de vacinação do mundo, 88% da população acima de 16 anos já recebeu pelo menos uma dose de imunizante – 78% completou o regime vacinal.

Disponibilidade de vacinas segue crucial

A Comissão Europeia anunciou na terça-feira (31) que 70% da população adulta da União Europeia (UE) está totalmente vacinada contra o coronavírus. No entanto, a taxa em países do Leste Europeu encontra-se distante da meta fixada no início do ano por escassez de vacinas e hesitância das populações.

"Apesar de termos alcançado nesta semana a importante marca de 70% da população adulta na UE totalmente vacinada, há diferenças importantes na taxa de vacinação entre nossos países-membros, e a disponibilidade contínua de vacinas segue crucial", disse a comissária europeia para saúde, Stella Kyriakides, em um comunicado.

Enquanto Malta, Portugal, Irlanda e França ultrapassaram 70% de vacinados, no leste europeu a Bulgária vacinou completamente apenas 20% do público-alvo, a Romênia cerca de 30% e Croácia, Letônia, Eslovênia e Eslováquia estão com cerca de metade da população maior de 18 anos totalmente vacinada.

Na UE, até o momento, 437 milhões de doses do imunizante da Pfizer-BioNTech foram distribuídas para países-membros, além de 92 milhões da vacina da AstraZeneca e 77 milhões de doses da Moderna, segundo o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças.

Atualização 11/09/2021

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste sábado (11), 70 milhões de pessoas (44% da população-alvo) já completou o regime vacinal.

Leitura recomendada:

Veja também: