"O gabinete concordou em declarar proibição da mobilidade dos cidadãos das 2h às 23h59 de hoje, 5 de abril, para proteger os direitos fundamentais de todas as pessoas", disse Castillo em discurso transmitido em cadeia nacional pouco antes da meia-noite, relata a Reuters.

"Os protestos representam dura realidade para a Presidência turbulenta do esquerdista Castillo, um ex-agricultor e professor que venceu as eleições no ano passado com o apoio esmagador da população rural pobre", avalia a agência de notícias.

"Seu apoio, no entanto, diminuiu rapidamente, mesmo nas regiões rurais, e gira em torno de 25% em todo o país atualmente. Em oito meses no cargo, Castillo sobreviveu a duas tentativas de impeachment e precisou trocar um número sem precedentes de membros no ministério", acrescenta.

Em No Vaccine for Tyranny, Ron Paul alerta: "A liberdade perdida na 'guerra contra covid' não será devolvida voluntariamente quando a ameaça do coronavírus terminar  [...]  Em vez disso, o povo deve estar preparado para retomar sua liberdade dos políticos. Felizmente, ainda temos a capacidade de fazê-lo por meios pacíficos de educar nossos concidadãos e pressionar nossas autoridades eleitas a reverter o curso. Devemos todos fazer o que pudermos para usar essas ferramentas pacíficas antes de entrarmos em um 'inverno negro' de autoritarismo".

Atualização 04/04/2022

Os Estados Unidos aumentaram suas compras de petróleo russo em 43% entre 19 e 25 de março, de acordo com dados da Administração de Informações sobre Energia (EIA). Apesar da proibição da Casa Branca de importações de energia da Rússia, os EUA continuam a comprar até 100.000 barris de petróleo russo por dia.

Leitura recomendada:

Veja também: