A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco,  ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida  pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), tem 57 vagas  abertas para cursos profissionalizantes, em turmas do primeiro semestre  de 2020.

As inscrições para o Processo Seletivo podem ser feitas até 17h de 1º de outubro, exclusivamente pela Internet.  Os cursos, gratuitos e com duração de dois anos, são oferecidos nas  áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor,  Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

As aulas acontecem nas  sedes Brás e Roosevelt da instituição, de segunda a sexta-feira, em turmas de manhã e tarde.

Podem concorrer às vagas candidatos de todos os estados brasileiros,  maiores de 18 anos (completados até janeiro de 2020) e com Ensino Médio completo, além de estrangeiros com passaporte e situação legal no Brasil.

No Processo Seletivo, 20% das vagas de cada um dos cursos regulares  são reservadas a pessoas auto-declaradas pretas ou indígenas.

O cadastro para a seleção tem o valor de R$ 60.

  • Estudantes matriculados no Ensino Médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior (graduação ou pós-graduação) e que comprovem receber menos de dois salários mínimos ou estar desempregados pagam R$ 30.
  • Ficam  isentas da taxa pessoas que tenham cursado o Ensino Fundamental ou os  três anos do Ensino Médio em escola da rede pública ou na rede privada  como bolsista integral.
  • A isenção também é concedida a doadores de sangue, conforme o projeto  Escola Vermelha, criado pela SP Escola de Teatro em parceria com a  Fundação Pró-Sangue, Hemocentro de São Paulo.
  • O período para solicitar a  isenção termina nesta sexta-feira (13).

Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas do Brasil, a  SP Escola de Teatro é referência na área, com o modelo de ensino  replicado em países como Finlândia e Suécia.

Veja também:

* Com informações do Governo do Estado de São Paulo