O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 5%  em maio na comparação com abril, atingindo R$ 7 bilhões. As informações   são da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos   (Abimaq), que congrega as indústrias do setor. Na comparação com maio  do  ano passado, o setor registrou uma expansão de 15%.

As importações avançaram 40% ante maio de 2018 e passaram a acumular no ano 6,6% de alta.

As exportações cresceram 43% em valor, na comparação com maio do ano passado.

Segundo  João Carlos Marchesan, Presidente do Conselho de Administração da  Abimaq/Sindimaq, o setor de máquinas agrícolas está trabalhando com  crescimento de 10%, com expectativa de expansão de 5% este ano.

"Existem  muitas máquinas antigas, com 10-15 anos de uso, que precisam ser  substituidas pelas empresas. A troca dessas máquinas já começou a  acontecer" João Carlos Marchesan

O consumo aparente da  indústria de máquinas e equipamentos cresceu  22% em maio na comparação  com abril. No confronto com maio de 2018, a expansão foi de 23% e, no  acumulado do ano, o consumo aparente da indústria de máquinas e   equipamentos cresceu 12%

Retomada do emprego

No  ano, até  maio, o quadro de empregados na indústria de máquinas e  equipamentos cresceu 4,3%, totalizando 310 mil trabalhadores.

Para a Abimaq, o ciclo de emprego deve continuar crescendo no decorrer do ano.