O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 5% em maio na comparação com abril, atingindo R$ 7 bilhões. As informações são da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que congrega as indústrias do setor. Na comparação com maio do ano passado, o setor registrou uma expansão de 15%.
As importações avançaram 40% ante maio de 2018 e passaram a acumular no ano 6,6% de alta.
As exportações cresceram 43% em valor, na comparação com maio do ano passado.
Segundo João Carlos Marchesan, Presidente do Conselho de Administração da Abimaq/Sindimaq, o setor de máquinas agrícolas está trabalhando com crescimento de 10%, com expectativa de expansão de 5% este ano.
"Existem muitas máquinas antigas, com 10-15 anos de uso, que precisam ser substituidas pelas empresas. A troca dessas máquinas já começou a acontecer" João Carlos Marchesan
O consumo aparente da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 22% em maio na comparação com abril. No confronto com maio de 2018, a expansão foi de 23% e, no acumulado do ano, o consumo aparente da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 12%
Retomada do emprego
No ano, até maio, o quadro de empregados na indústria de máquinas e equipamentos cresceu 4,3%, totalizando 310 mil trabalhadores.
Para a Abimaq, o ciclo de emprego deve continuar crescendo no decorrer do ano.