“Nós temos 9 milhões de skatistas em todo o Brasil e mais de um  milhão apenas aqui no município. Por isso também é importante não apenas  criarmos a infraestrutura para a prática do esporte, mas também  incentivar eventos como estes, que colocam a nossa cidade e o nosso  estado em um roteiro mundial de skate”, destaca o prefeito Bruno Covas.

O aquecimento para as competições internacionais começa neste  domingo, 18 de agosto, com a apresentação única do skatista  norte-americano Tony Hawk, considerado o melhor de todos os tempos na  modalidade vertical. Ele traz para a cidade o evento Tony Hawk Brasil  Tour 2019, com participação de atletas profissionais brasileiros e  estrangeiros, no Centro de Esportes Radicais, no Bom Retiro, entre 9h e  20h.

Para animar o público presente, um half-pipe (estrutura em forma de  “U”) de 18 metros será montado para a apresentação. Além de Hawk, estão  confirmados nomes de peso do skate, como Riley Hawk, Vincent Alvarez,  Griffin Gass, Jimmy Wilkins e Simon Bannerot.

Além da presença das feras da modalidade, os visitantes poderão  participar das clínicas promovidas pela ONG Social Skate, que realiza um  projeto voltado para crianças e jovens que vivem em comunidades.

Outra atração será o estande da Clan Tatuagens e Tatoo Week, onde será possível tatuar os desenhos dos shapes de Tony Hawk.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, a  presença de Tony Hawk em São Paulo é importante para dar ainda mais  visibilidade ao papel de integração social que o skate tem. “O skate é  um esporte que dialoga com a paisagem urbana, une jovens e adultos de  diferentes classes sociais. O skate de rampa ou de rua contribui para a  ocupação do espaço público e é disso que a cidade precisa”, ressalta o  secretário.

O Tony Hawk Brasil Tour 2019 tem apresentação da Lakai, com  realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal  de Esportes e lazer e Associação Skate Universitário (ASU).

Mundial de Street

A iniciativa de trazer o Street League Skateboarding (SLS) para a  capital foi da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, que entrou  na disputa com a cidade do México e saiu como vitoriosa para sediar a  competição.

Considerado um dos maiores eventos de skate de rua no mundo, a etapa  será a final mundial do campeonato e valerá pontos para as vagas nas  Olimpíadas de Tóquio 2020, na qual o skate fará sua estreia nesta  modalidade e promete ganhar mais visibilidade e relevância no cenário  esportivo mundial.

“Uma das principais estratégias da Secretaria de Turismo é trazer  para capital um calendário internacional de eventos. A vinda do SLS é  uma dessas ações e é também um grande presente para a cidade e para o  paulistano, pontua o Secretário Municipal de Turismo, Orlando Faria”.

O Brasil tem ganhado um espaço relevante de representação no skate,  tanto nas disputas femininas e masculinas, que contam com alguns dos  principais ídolos mundiais do skate, como os paulistanos Letícia Buffoni  e Kelvin Hoefler. Além deles, também estão confirmados os skatistas  Felipe Gustavo, Gustavo Ribeiro, Pamela Rosa e Rayssa Leal.

Neste cenário, São Paulo se destaca por sua potente infraestrutura  adequada para a realização do evento e que, inclusive já recebeu no  Anhembi, eventos importantes na modalidade. Um deles foi a “Megarrampa”,  em 2011, que levou mais de 30 mil pessoas ao Sambódromo para ver o  brasileiro Bob Burnquist e outros grandes nomes do skate mundial se  apresentarem na estrutura de mais de 27 metros de altura e 100 metros de  extensão.

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá  contar com até 12 atletas no total em Tóquio - três no Park Feminino,  três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street  Masculino.

A competição do SLS acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi,  entre os dias 18 e 22 de setembro, com os dias 21 e 22 abertos ao  público.  A competição terá transmissão ao vivo pelo Sportv, no Brasil, e  para o mundo, via o canal digital próprio do SLS e pela ESPN  Internacional.

Mundial de Skate Park

A cidade de São Paulo sediará, de 10 a 15 de setembro de 2019, o  World Skate Park Skateboarding World Championship, campeonato mundial de  skate na modalidade Park, que faz parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio  2020. Serão 200 atletas da elite do skate internacional, nas categorias  feminino e masculino, consolidando o país como protagonista da cena  esportiva mundial.

“Conseguir trazer esta etapa para o Brasil é muito importante para  estimular mais construções de pista e a adesão de mais skatistas, que  começam a andar. Vamos fazer este evento acontecer porque chegou a hora  ”, diz o campeão e presidente da Confederação Brasileira de Skate, Bob  Burnquist.

Esta será a primeira vez que o evento acontece no Brasil. A previsão é  que ele seja realizado no Parque Estadual Cândido Portinari, gratuito  para o público, e contará com uma programação completa de cultura  urbana, incluindo música, arte, moda e gastronomia com a essência do  STU, atraindo os olhares de todo o planeta para a capital paulista.

Veja também: Mundial de Skate em São Paulo

Agenda

Tony Hawk Brasil Tour 2019

  • Data: 18/08/2019
  • Horário: 9h às 20h
  • Local: Centro de Esportes Radicais
  • Endereço: Av. Presidente Castello Branco, 5700 – Bom Retiro (em frente ao Sambódromo do Anhembi)

World Skate Park Skateboarding World Championship

  • Data: 10 a 15/09/2019
  • Horário: A definir
  • Local: Parque Estadual Cândido Portinari
  • Endereço: Av. Queiroz Filho, 1365 - Vila Hamburguesa

Street League Skateboarding

  • Data: 18 a 22/09/2019
  • Horário: A definir
  • Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
  • Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana