A expectativa é que o milho alcance uma produção de 116,19 milhões de toneladas, elevação de +33,4% em comparação com a safra 2020/21. De acordo com a Conab, a janela mais alongada para o plantio da segunda safra, somada às condições de mercado, favoreceu o crescimento de área do milho.

“Mais de 70% da produção do milho vem da segunda safra. Ela é quase uma corrida porque tem o plantio da soja e colheita para o plantio do milho na mesma terra, e ela é sempre pontuada por períodos de chuva, instabilidade climática”, explicou o diretor-executivo de informações agropecuárias e políticas agrícolas da Conab, Sergio De Zen.

Em relação à área plantada da safra de grãos, o 8° levantamento mostra que a área total é estimada em 73,7 milhões de hectares, crescimento de +5,6% se comparada à safra 2020/21. Os maiores incrementos são observados na soja, +4,4%, ou 1,73 milhão de hectares, e no milho, +9,4%, ou 1,87 milhão de hectares.

Estimativas por culturas

Algodão: as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento da cultura que, aliada ao ganho de área, resulta numa produção de 2,82 milhões de toneladas de pluma, +19,5% superior à safra passada.

Arroz: a produção está estimada em 10,7 milhões de toneladas, -9,1% inferior ao volume produzido na safra passada. Dessas, 9,9 milhões de toneladas são de cultivo irrigado e 0,8 milhão de toneladas de áreas com plantio de sequeiro.

Feijão: produção estimada em 3,14 milhões de toneladas, +8,4% superior à safra anterior. A primeira safra está com colheita encerrada, e a segunda safra está em andamento.

Soja: produção estimada em 123,8 milhões de toneladas, redução de -10,4% em relação à safra anterior.

Culturas de inverno – aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale: plantio ainda incipiente. Estima-se uma produção de 8,1 milhões de toneladas para o trigo.

Exportações

Caso se confirmem, os embarques previstos para o mercado externo terão um incremento de +83% em relação à safra anterior. Esse aumento se dá pelo crescimento da produção brasileira alinhada à demanda internacional aquecida.

Veja também: