Mais tarde, Putin se reuniu com os líderes da DPR e da LPR, Denis Pushilin e Leonid Pasechnik, e assinaram acordos bilaterais sobre amizade, cooperação e ajuda mútua entre a Rússia e as duas repúblicas da região de Donbass.
A cerimônia foi realizada no Salão de Santa Catarina do Kremlin, que sediou a reunião do Conselho de Segurança Russo. Nesta reunião, os membros do Conselho de Segurança pediram o reconhecimento da independência da DPR e da LPR.
A medida levanta a questão se Putin está reconhecendo os territórios que a DPR e a LPR realmente detêm, ou a área muito maior que reivindicam, usando tropas russas para anexar essas terras.
As repúblicas de Donetsk e Lugansk declararam independência da Ucrânia em 2014, depois que nacionalistas apoiados pela administração Obama derrubaram o governo democraticamente eleito no golpe de estado de Maidan.
Nenhum país reconheceu a independência de Donetsk ou de Lugansk, proclamadas após referendos.

Nos últimos 8 anos, Moscou se recusou a reconhecer as duas repúblicas alegando que era um assunto interno da Ucrânia e precisava ser resolvido através dos acordos de Minsk, que estabeleceram um armistício em 2015.
Minsk I foi assinado pela Rússia e Ucrânia em setembro de 2014 e previu trocas de prisioneiros, entregas de ajuda humanitária e retirada de armas pesadas das linhas de frente. Violações de ambos os lados derrubaram o acordo.
O acordo de Minsk II foi feito em fevereiro de 2015. Suas disposições incluíam o "diálogo" de Kiev com os separatistas, uma anistia para seus militares e uma reforma constitucional para dar maior autonomia às regiões ucranianas.
Um potencial Minsk III poderia incluir demandas para federalizar abertamente a Ucrânia, algo que tornaria suas regiões semi-independentes em seus assuntos internos, como o uso da língua russa ou laços mais próximos com a Rússia.
O Primeiro-Ministro da Hungria, Viktor Orban, há anos também vinha pedindo maior autonomia para cerca de 150.000 húngaros étnicos que vivem na região da Transcarpathia, no sudoeste da Ucrânia.
As tensões aumentaram depois que Kiev proibiu o uso de "línguas regionais", incluindo russo e húngaro, em escolas públicas e documentação, enquanto outras minorias étnicas na Ucrânia expressaram preocupação com o uso de suas línguas.
Nesta segunda-feira, em longo discurso televisado, Putin descreveu a Ucrânia como uma criação soviética, uma nação "fraterna" tornando-se uma "colônia" do Ocidente e caindo sob o domínio de um governo "russofóbico", hostil a Moscou e negando direitos humanos básicos a russos étnicos e falantes russos.
Putin disse que o processo de Minsk falhou e que a Ucrânia "não está interessada em soluções pacíficas – eles querem iniciar uma Blitzkrieg [ataques rápidos e de surpresa, evitando que as forças inimigas tenham tempo de organizar a defesa]".
Após a assinatura dos decretos, Putin enviou tropas russas adicionais para regiões na área fronteiriça de Donbass, em uma operação de "manutenção da paz".
Putin alertou que a Rússia responsabilizá a Ucrânia por qualquer "derramamento de sangue" na região.
As tropas russas permanecerão por tempo indefinido nas duas repúblicas, segundo os termos dos acordos firmados com o Kremlin, nos quais a Rússia defenderá as fronteiras dos Estados separatistas.
Sanções
A Casa Branca disse que Joe Biden emitirá uma Ordem Executiva proibindo novos investimentos, comércio e financiamento por entidades dos EUA nas regiões de Donetsk e Luhansk. A Secretária de Imprensa Jen Psaki disse que a ordem também permitirá impôr sanções às pessoas que operam nas duas repúblicas.
Um porta-voz de Olaf Scholz disse que o chanceler alemão "condenou" o reconhecimento de Donetsk e Luhansk como Estados independentes, acrescentando que a medida estaria "completamente em desacordo com o acordo de Minsk sobre uma solução pacífica do conflito no leste da Ucrânia".
Em reuniões separadas na semana passada com Olaf Scholz e Emmanuel Macron, Putin já havia informado aos dois líderes da decisão da Rússia de reconhecer a independência de Donetsk e Luhansk.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, disseram que o reconhecimento da Rússia foi "uma violação flagrante do direito internacional" e disse que a União Europeia "reagirá com sanções contra os envolvidos neste ato ilegal", relata o Financial Times.
A OTAN, que agora defende que os territórios ucranianos com maioria étnica russa devem permanecer na Ucrânia, é a mesma OTAN que em 1999 bombardeou a Sérvia, para que esta abrisse mão de 20% do seu território onde estava uma maioria albanesa (Kosovo).
Os mercados responderam com alarme. O índice russo Moex fechou em baixa de 10,5%, sua queda mais acentuada desde que a Rússia anexou a Crimea em 2014.
* Com informações da TASS, Financial Times, RT
Leitura recomendada:
- Facebook promove organização ucraniana neonazista Azov, pedidos de assassinato de Putin e discursos de ódio contra russos (03/2022)
- Banco Central da Federação Russa vincula rublo ao ouro (04/2022)
- Commodities russas serão vendidas em rublos (03/2022)
- Ucrânia? Biden foi a Europa vender gás liquefeito (LNG) (03/2022)
- Deutsche Bank: sanções à Rússia tem impacto negativo na economia europeia (03/2022)
- Ocidente não deve culpar a Rússia pelo aumento dos preços de energia, diz Putin (03/2022)
- China responde à ameaça de sanções dos Estados Unidos (03/2022)
- Sanções causarão escassez de microprocessadores, diz especialista (03/2022)
- Líderes da Arábia Saudita e dos Emirados declinam atender chamadas de Biden (03/2022)
- Putin decreta restrições no comércio exterior da Rússia (03/2022)
- Biden proíbe importação de petróleo, gás e derivados da Rússia (03/2022)
- EUA ameaça retaliar China se não impor sanções à Rússia (03/2022)
- Fundos americanos estão comprando títulos russos e ucranianos, revela WSJ (03/2022)
- Sanções à Rússia e Putin não encontram apoio em governos da Ásia e da África (03/2022)
- Conflito Rússia-Ucrânia pode gerar instabilidade social no Oriente Médio e Norte da África (03/2022)
- China aponta EUA como a real ameaça ao mundo (02/2022)
- Operação na Ucrânia busca evitar guerra mundial, diz Ministério do Exterior russo (02/2022)
- Putin anuncia "operação militar especial" na Ucrânia (02/2022)
- China dissolve 'cortina de fumaça da guerra' dos EUA (02/2022)
- Submarino americano entra em águas disputadas da Rússia (02/2022)
- Guerra nuclear com a China ou a Rússia é possibilidade real, diz chefe do StratCom (02/2021)
- China diz que acabou o tempo das decisões ditadas pelo Grupo dos Sete (06/2021)
- Novo governo alemão ameaça não aprovar gasoduto Nord Stream 2 (12/2021)
- Kremlin: Alemanha continua sob ocupação dos EUA (02/2022)
- Preços do gás natural levam Japão a recorrer ao carvão (01/2022)
- Noruegueses e russos lideram corrida pelas riquezas do petróleo e gás natural do Ártico (02/2020)
- China manifesta oposição à expansão da OTAN (02/2022)
- OTAN aprova plano de guerra nuclear contra a Rússia (10/2021)
- Invasão da OTAN será contida no ar, dizem estrategistas russos (02/2021)
- China e Rússia provocam Japão e EUA com patrulha naval conjunta no Pacífico (10/2021)
- Marinha russa estuda criar Frota Ártica (10/2021)
- Aumento da presença militar dos EUA no Ártico prejudica segurança regional, diz Moscou (04/2021)
- Rússia alerta sobre risco de guerra nuclear (04/2020)
- Rússia consolida anexação da Crimeia (12/2019)
- Rússia retira tropas da fronteira com a Ucrânia (04/2021)
- Rússia posiciona força de invasão na fronteira com a Ucrânia (04/2021)
- Rússia e EUA estendem até 2026 acordo New START de redução de armas nucleares (02/2021)
- EUA rejeita proposta de Putin de extensão do tratado de redução de armas nucleares (10/2020)
- Ministro da Defesa de Portugal afirma que União Europeia quer armar países terceiros (08/2020)
- Comissão Europeia quer usar verba humanitária para comprar armamento (12/2019)
Veja também:
- Gazprom avança no maior acordo de fornecimento de gás natural com a China (02/2022)
- Putin comenta relações entre Rússia e Brasil (02/2022)
- Bolsonaro e Putin fortalecem parceria estratégica russo-brasileira (02/2022)
- Dólar acumula quinta semana consecutiva de queda frente ao Real (02/2022)
- Inflação "transitória" americana bate em 7,5%, a maior em 40 anos (02/2022)
- Estoque de gás natural da Alemanha cai para 18 dias (01/2022)
- Escassez de gás na Europa aumentará os custos dos fertilizantes e dos alimentos (11/2021)
- "Estamos testemunhando uma nova ordem mundial", diz Kremlin (06/2021)
- Tecnologias de armas americanas usadas no Afeganistão serão apropriadas por adversários dos EUA (08/2021)
- Joe Biden tem o seu Saigon (08/2021)
- Tensōes com a China podem levar o Japão à guerra (07/2021)
- A China não é uma 'preocupação' para o Japão, é uma 'ameaça à segurança', diz Ministro da Defesa japonês (09/2020)
- Erdogan diz à França para não se meter com a Turquia (09/2020)
- China dispara mísseis em ameaça aos EUA, Vietnã e ASEAN (08/2020)
- Gasto militar global em 2019 atingiu US$ 1,92 trilhão (04/2020)
- Maioria dos alemães pensa que EUA é ameaça maior à paz mundial (02/2020)