"Após apenas 4 meses, o orçamento federal da Rússia já recebeu 50% da receita planejada de petróleo e gás para 2022 (9,5 trilhões de rublos)", escreveu em rede social o Dr. Janis Kluge, coordenador do SWP.

Receita mensal de exportação de petróleo e gás russos
Receita mensal de exportação de petróleo e gás (bilhões de rublos)

Kluge destaca que Rússia exportou tanto petróleo para a Índia em abril quanto através do oleoduto Druzhba para a União Europeia (UE). Apenas as exportações marítimas para a UE parecem ter sido afetadas até agora.

Evolução das exportações de petróleo russo em 2022. © Janis Kluge/rede social
Evolução das exportações de petróleo russo em 2022. © Janis Kluge/rede social

Moscou faturou cerca de US$ 20 bilhões por mês em 2022 com vendas combinadas de petróleo e derivados de cerca de 8 milhões de barris por dia, estimou a International Energy Agency (IEA), com sede em Paris, em seu relatório mensal de mercado.

Apesar de toda a postura e retórica, a União Europeia permaneceu como o maior mercado (43%) para as exportações russas em abril, disse a IEA.

Contudo os suprimentos para a UE caíram 1 milhão de barris por dia no mês passado, e essas perdas podem triplicar no segundo semestre do ano, estima a agência. As sanções da UE contra empresas estatais russas, como a gigante da produção Rosneft, entrarão em vigor em 15 de maio, e o bloco caminha para uma proibição total do fornecimento do país.

"Se acordados, os novos embargos irão acelerar a reorientação dos fluxos comerciais que já estão em andamento e forçarão as companhias petrolíferas russas a fechar mais poços", prevê a IEA.

Os embarques russos continuam a fluir livremente, mesmo quando a União Europeia se aproxima de uma proibição de importação, e grandes petrolíferas internacionais, como a Shell e a TotalEnergies, prometeram cessar as compras. Contrariando essas sanções auto-impostas, a Ásia tem permanecido um cliente grato, com a China e a Índia adquirindo cargas não mais desejadas na Europa, obtendo grandes descontos nas compras no mercado spot.

Diesel

Mesmo a Rússia tendo mantido a produção de petróleo estável, os fluxos reduzidos de produtos refinados russos, como diesel, óleo combustível e nafta, agravaram o aperto nos mercados globais, observou a IAE. As reservas dos chamados destilados médios estão no menor nível desde 2008, após sete trimestres consecutivos de diminuição dos estoques.

Gás natural

Enquanto a Ucrânia cortou o trânsito de gás russo em Sokhranovka para a Europa por motivo de "força maior", redução estimada entre 25% e 33% do fornecimento via os gasodutos de trânsito do país, a Gazprom suspendeu o uso da seção polonesa do gasoduto Yamal, devido às sanções russas. Dado os pequenos volumes de trânsito nas últimas semanas, o impacto deve ser pequeno.

Importações diárias da União Europeia de gás natural da Rússia. Atualizado em 12/05/2022. © Janis Kluge/rede social
Importações diárias da União Europeia de gás natural da Rússia. Atualizado em 12/05/2022. © Janis Kluge/rede social

Atualização 14/05/2022

A economia da Rússia está lidando melhor com as sanções ocidentais relacionadas à Ucrânia do que se poderia esperar, disse o JPMorgan Chase em nota aos clientes.

De acordo com o maior banco de investimento dos EUA, as pesquisas de sentimento empresarial do país "estão sinalizando uma recessão não muito profunda na Rússia". Indicadores como consumo de eletricidade e fluxos financeiros também sugerem que a economia está em melhor forma do que o previsto.

"Os dados disponíveis não apontam para uma queda abrupta na atividade, pelo menos por enquanto", afirmam os analistas do banco na nota, conforme citado pelo Business Insider.

Veja também: