Na lista das 10 cidades mais bem avaliadas Atenas ficou em primeiro lugar, seguida por Lisboa, Florença, Edinburgo, Honolulu, Rodes, Dublin, Veneza, Praga e Amsterdam.

A capital portuguesa foi classificada como tendo 16% da sua oferta turística geral com pontuação máxima dos viajantes.

O quesito mais valorizado em Lisboa foram as atrações, com 40% da oferta de experiências na cidade avaliada pelos turistas como sendo “de cinco estrelas” –  1.636 atrações lisboetas, entre um total de 4.094, tiveram a mais alta classificação dos viajantes.

Em Atenas, apesar do número de atrações ser quase metade de Lisboa, as avaliações cinco estrelas atingiram 44% das 2.245 atrações. Foi a única cidade a ultrapassar Lisboa na porcentagem de experiências premium.

O segundo critério mais destacado em Lisboa foi a vida noturna, incluíndo bares e discotecas. Entre as 330 ofertas da noite lisboeta, 78 (24%) tiveram pontuação máxima dos turistas, levando a cidade a conquistar o 6º lugar mundial em animação noturna de “cinco estrelas”. A campeão da vida noturna é a Grécia, com Rodes (37%) e Atenas (34%) registrando as maiores porcentagens de ofertas ‘top’.

Em relação aos hotéis, Lisboa ficou em 14º lugar no ranking mundial. Segundo o levantamento, entre os 1.981 estabelecimentos da capital portuguesa, 74 hotéis de cinco estrelas são particularmente elogiados pelos hóspedes.

No quesito restaurantes com estrela Michelin, Lisboa não alcançou sequer o ‘top 25’. A campeã é Bruxelas, com 3.683 restaurantes dos quais 115 estrelados, seguida de New York, com 296 com estrela Michelin entre os 11.415 restaurantes da cidade.

Composição da avaliação

  • Hotéis
    Porcentagem de hotéis com uma classificação de cinco estrelas.
  • Vida noturna
    Porcentagem de lugares listados na categoria Nightlife do Tripadvisor com uma classificação de cinco estrelas
  • Atrações
    Porcentagem de atrações listadas no Tripadvisor com uma classificação de cinco estrelas
  • Restaurantes
    Porcentagem de restaurantes listados no Guia Michelin (de acordo com o Tripadvisor)

As cidades russas não participaram do levantamento.

Veja também: