"A ciência está contra você nisso. A ciência é clara. A imunidade adquirida naturalmente é tão boa quanto uma vacina", disse Paul. “Este não é um argumento contra a vacina, mas é um argumento para permitir que as pessoas que já têm imunidade tomem uma decisão”.

"Sr. Becerra, você está familiarizado com um estudo israelense com 2,5 milhões de pacientes e descobriu que o grupo vacinado tinha sete vezes mais probabilidade de ser infectado do que as pessoas que contraíram Covid naturalmente?".

"Não estou familiarizado", respondeu Becerra.

"Acho que você gostaria de estar, se for viajar pelo país insultando milhões de americanos, incluindo o astro da NBA Jonathan Isaac, recuperado de Covid. Olhe para um estudo com 2,5 milhões de pessoas e diga, bem, você sabe de uma coisa, eu devo tomar uma decisão. Em vez disso, você chamou Jonathan Isaac e outros, inclusive eu, de terraplanistas (flat earthers). Achamos isso muito insultuoso. Você é médico?".

“Trabalho há mais de 30 anos com política de saúde”, respondeu Becerra, que tem formação em Economia e Direito.

Paul disse: "Você não é médico. Você tem um diploma de ciências? E ainda assim você viaja pelo país chamando de flat earthers aqueles que tiveram Covid, olharam para estudos de milhões de pessoas, e tomaram sua própria decisão pessoal de que a imunidade que eles naturalmente adquiriram é suficiente. Mas você presume de alguma forma poder dizer, a mais de 100 milhões de americanos que sobreviveram à Covid, que não temos o direito de determinar nosso próprio cuidado médico. Você sozinho está certo e tomou essas decisões, um advogado sem antecedentes científicos, sem diploma médico. Esta é uma arrogância aliada a um autoritarismo impróprio e anti-americano".

"Você, senhor, é quem ignora a ciência", acusou o senador.

"A vasta preponderância de estudos científicos, dezenas e dezenas, mostram imunidade robusta e duradoura após a infecção por Covid. Mesmo o CDC não recomenda a vacina contra o sarampo se você tiver imunidade contra o sarampo. O mesmo aconteceu com a varíola. Mas você ignora a história e a ciência para envergonhar os flat earthers, como você os chama. Você deveria ter vergonha de si mesmo e pedir desculpas ao povo americano por ser desonesto sobre imunidade naturalmente adquirida".

"Quer que mais pessoas escolham a vacinação? Eu também. Quer diminuir a hesitação vacinal? Eu também. Quer que isso aconteça? Pare de mentir para as pessoas sobre imunidade naturalmente adquirida".

"Pare de dominar as pessoas, agindo como se essas pessoas fossem deploráveis e sujas. Tente persuasão em vez de porretes do governo. Experimente humildade em vez de arrogância. Experimente liberdade em vez de coerção. Acima de tudo, tente compreender que não há direito médico mais básico do que decidir o que injetamos em nossos corpos. Hoje, meia audiência que milhões de pessoas em um estudo comprovam – mostram sem dúvida que há uma grande imunidade em se obter naturalmente, você quer se desculpar com os 100 milhões de americanos que sofreu com a cobiça, sobreviveu, tem imunidade e, ainda assim, você quer contê-los e vaciná-los? Quer se desculpar por chamar aquelas pessoas de flat earthers?".

Em agosto, o Senador Rand Paul escreveu em rede social: "Estamos em um momento de verdade e uma encruzilhada. Permitiremos que essas pessoas usem o medo e a propaganda para causar ainda mais danos à nossa sociedade, economia e crianças? Ou vamos ficar juntos e dizer: Absolutamente não. Não dessa vez. Eu escolho a liberdade".

Leitura recomendada:

Veja também: