As prefeituras paulistas temem que as festividades carnavalescas possam gerar uma nova onda de infecções e volte a elevar o número de hospitalizações e óbitos.

Com 154 mil mortes, São Paulo é o estado com mais óbitos por covid-19 no país e uma das maiores taxas per capita do mundo. O estado também foi vítima de inúmeros e desastrosos lockdowns, decretados pelo governo estadual e por prefeituras.

Com mais de 34,4 milhões de pessoas acima de 12 anos (74,5% da população) completamente imunizadas, a média móvel diária de mortes por covid-19 no Estado de São Paulo continua alta: 72 nesta terça-feira (23) –  um aumento de 15% em relação há duas semanas.

Já a média diária de infecções é de 1.400, 33% maior do que há 14 dias, o que aponta tendência de alta.

Na capital paulista, o cronograma segue mantido. No início do mês, a prefeitura recebeu 867 inscrições para desfiles de blocos de rua. A previsão é a de que 15 milhões de pessoas participem do Carnaval 2022 na capital mas a realização da festa depende da situação da pandemia.

O Carnaval de Rua em 2020 movimentou R$ 2,1 bilhões na economia da cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. A festa foi a maior da história, com público de 14 milhões de pessoas (30% turistas), em quase 500 desfiles que aconteceram por toda a capital paulista.

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, as cidades têm autonomia para decidir sobre a realização do evento e não precisam informar a gestão estadual.

Cidades paulistas que já decidiram cancelar o Carnaval 2022:

Altinópolis
Barrinha
Borborema
Botucatu
Brodowski
Cabreúva
Caconde
Cajuru
Campo Limpo Paulista
Cássia dos Coqueiros
Cunha
Dobrada
Dumont
Franca
Guaíra
Guariba
Guatapará
Iacanga
Ibitinga
Itápolis
Itatiba
Itupeva
Jaboticabal
Jarinu
Jundiaí
Lins
Luís Antônio
Marília
Mogi das Cruzes
Monte Alto
Monteiro Lobato
Natividade da Serra
Nazaré Paulista
Paraibuna
Pitangueiras
Poá
Potirendaba
Pradópolis
Rifaina
Roseira
Salesópolis
Sales Oliveira
Santa Cruz da Esperança
Santa Ernestina
Santa Isabel
Santa Rosa de Viterbo
Santo Antônio da Alegria
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
São Joaquim da Barra
São Luiz do Paraitinga
São Simão
Sorocaba
Suzano
Taquaritinga
Taubaté
Ubatuba
Várzea Paulista

Veja também: