O Rio Danúbio nasce na Floresta Negra, na Alemanha, e passa por Viena, Bratislava, Belgrado e Bucareste, até chegar à cidade de Tulcea, na Romênia. Ali se divide em 3 braços (Chilia, Sulina e Gheorghe) e se espalha por incontáveis canais, desaguando no Mar Negro na região de Sulina, conhecida como o Delta do Danúbio.

O congestionamento está associado à intensificação do transporte marítimo na exportação de grãos ucranianos através de terminais romenos após o início da intervenção russa na Ucrânia, relatou nesta terça-feira (12) a publicação especializada Ukrainian Shipping Magazine.

As profundidades no canal variam de 10m a 14m. A dragagem permanente permite que navios de calado máximo de 7m atraquem.
A abertura da passagem para navios pela foz do Bystroe, depois que as forças russas retiraram sua guarnição da ilha Zmeiny (Ilha das Cobras) "em gesto de boa vontade", pode ajudar a descongestionar o Canal de Sulina.
Ao retirar suas tropas da ilha, a Rússia disse demonstrar que não está criando obstáculos aos esforços da ONU para organizar um corredor marítimo que permita a exportação de produtos agrícolas da Ucrânia.
"Tendo em conta a libertação da Ilha das Cobras e o acúmulo de numerosos navios esperando para navegar pelo Canal Sulina [romeno], é possível usar o canal da foz do Bystroe do Rio Danúbio até o Mar Negro para a entrada/saída de navios que transportam produtos agrícolas", disse a Ukrainian Sea Ports Authority (USPA) em comunicado no sábado (9).
O Canal Danúbio-Mar Negro é uma hidrovia que corre ao longo dos estuários (canais) dos braços de Bystroe, Starostambul e Kiliya do Delta do Danúbio. Localizado na região de Odessa, atravessa a Reserva da Biosfera do Delta do Danúbio.
No entanto, a navegação através do Bystroe ainda não será capaz de fornecer à Ucrânia parte das exportações realizadas anteriormente através dos portos marítimos. A profundidade não permite que grandes graneleiros passem por ele.
O Ministério da Política Agrária e Alimentos da Ucrânia informou que o volume de exportações de grãos diminuiu desde o início do ano de comercialização (julho de 2022 - julho de 2023) em 30%.
Mar Negro
Atualmente, estão em andamento negociações internacionais para organizar a exportação de grãos ucranianos no Mar Negro, no qual Ancara desempenha um papel ativo.
Representantes da Turquia estão discutindo a criação do chamado corredor de grãos com Kiev e Moscou.
Moscou enfatiza que a Rússia não impede a exportação de grãos ucranianos por mar. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que Moscou garante a passagem desimpedida de navios com grãos ucranianos se Kiev liberar seus portos e pode garantir a exportação de mercadorias pelos portos de Berdyansk e Mariupol, controlados pelos russos.
O Ministério da Defesa da Turquia anunciou o início das negociações sobre a exportação segura de grãos dos portos ucranianos.
A primeira reunião das delegações da Ucrânia, Turquia, Rússia e ONU será realizada nesta quarta-feira (13).
O Ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse que as conversações foram coordenadas com os Ministros da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e da Ucrânia, Oleksiy Reznikov.
Akar espera que na reunião em Istambul seja possível chegar a um acordo sobre a retomada das exportações de grãos ucranianos através de portos marítimos.
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