As medidas estão sendo adotadas por tempo indeterminado para prevenir riscos de contágio de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Para eventos privados, com mais de 500 pessoas, a recomendação é que também sejam suspensos.

Escolas

A Prefeitura decidiu suspender as aulas nas escolas municipais. Nesta semana, as escolas ainda funcionarão, período em que as famílias precisarão encontrar alternativas para cuidar dos filhos. A partir do dia 23, as aulas serão suspensas por tempo indeterminado. A medida irá afetar 1 milhão de estudantes da rede municipal.

Transporte público

A Prefeitura determinou que os terminais de ônibus disponibilizem álcool gel nos espaços públicos e administrativos. Será obrigatória a divulgação de mensagens sonoras de prevenção nesses terminais, bem como destinados locais para que agentes de saúde possam fornecer informações aos interessados. Nas empresas, a Prefeitura recomenda a higienização total dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos passageiros e também no sistema de ar condicionado.

Centros Esportivos

Os Centros Esportivos da administração direta estarão abertos para o público, mas sem a realização de atividades esportivas programadas. Campeonatos, torneios, jogos, aulas não serão permitidos.

Os servidores dos Centros Esportivos deverão orientar os frequentadores a não praticarem atividades em grupo. Aglomerações devem ser evitadas. As piscinas funcionarão apenas de terça à sexta.

A partir da próxima semana, os servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer serão capacitados para orientar pessoas com sintomas de covid-19.

Cultura

Todos os eventos promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura, incluindo aqueles que ocorrem nos equipamentos culturais municipais, serão adiados por tempo indeterminado, como forma de evitar a aglomeração de pessoas e o risco de disseminação do novo coronavírus. Os equipamentos, porém, permanecerão abertos e com os horários de funcionamento normais.

Para que não haja prejuízo aos artistas contratados para os eventos, hoje (13), o Secretário Municipal de Cultura assinou portaria que possibilita a repactuação de datas e períodos de vigência das contratações artísticas e parcerias. As novas datas serão informadas à população por meio do site e redes sociais da SMC.

Parques Municipais

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente suspendeu, por tempo indeterminado, eventos promovidos por sua iniciativa nos Parques Municipais, com a finalidade de evitar grande aglomeração de pessoas. Os eventos promovidos por empresas privadas e ONGs foram adiados pelos proponentes.

Os administradores dos parques já estão orientando os frequentadores sobre o coronavírus. Cartazes de alerta, orientação e prevenção serão afixados em todos os parques.

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de SP

Veja também: