No Ensino Superior, dos 21.715 universitários de Administração em busca de uma oportunidade de estágio, 18 mil (83,4%) foram reprovados. A situação não é diferente entre os formandos em Direito (85,8% desclassificados) e Engenharia (73,3%), mostra a pesquisa do Nube, organização responsável pela aplicação de provas para mais de 14 mil empresas em todo País.
Os matriculados em Letras têm como uma das principais bases de ensino a língua portuguesa. Mesmo assim, 85,5% foram reprovados em Português. Cerca de 79,5% dos futuros jornalistas também não atingiram o mínimo para serem contratados. Em Pedagogia, que tem como missão capacitar as crianças do País, 93,5% dos graduandos foram desclassificados.
Entre os 6,3 mil estudantes do Ensino Médio, 89% não passaram na prova.
“A análise realizada pelo Nube é composta por uma série de instrumentos. Dentre os principais, estão os exames de Português e raciocínio lógico e a avaliação comportamental. Para o saldo ser fidedigno, é indispensável considerar todas as ferramentas necessárias. Quanto à prova gramatical, o candidato responde algumas questões verificando a ortografia e interpretação. Durante o processo seletivo, inclusive, esse critério será considerado por meio da fala e, em alguns casos, pode ser aplicada uma redação”, explica Helenice Resende, coordenadora de recrutamento e seleção do Nube.
Helenice enfatiza que assimilar as regras, possuir boa interpretação e redação é imprescindível, enquanto uma boa conversação fornece elementos para o recrutador avaliar as qualidades e potencial de cada aspirante à colocação.
“É vital apresentar uma boa comunicação e utilizar o Português correto, além de aproveitar o tempo da seleção para demonstrar seu potencial, suas competências, bem como se portar de maneira adequada ao ambiente, com vestimenta, postura e comportamento condizentes com o contexto empresarial”.
Os erros de Português no currículo também são responsáveis por eliminar candidatos que, por esse motivo, podem nem chegar a ser chamados para uma entrevista, apontou levantamento feito pela Catho no ano passado.
Veja também:
- 60% dos alunos de licenciaturas estudam a distância (08/2019)
- Bolsonaro veta projeto de lei de ensino diferenciado em escolas em zona rural (06/2022)
- Universidades portuguesas entre as melhores do mundo na formação de gestores (05/2022)
- Câmara aprova educação domiciliar (05/2022)
- Tribunal de Contas aponta má gestão das escolas públicas paulistas (04/2022)
- Ensino da rede estadual é um desastre em São Paulo (03/2022)
- MEC apresenta novo Enem (03/2022)
- Criança Feliz atinge o marco de 60 milhões de visitas (03/2022)
- Demanda por livros em 2021 mostra crescimento do hábito da leitura no Brasil (12/2021)
- MP 1.075 altera o Prouni (12/2021)
- MP 1.090 reduz em até 92% dívida em atraso do Fies (12/2021)
- Fabricantes de robôs impulsionam qualificação da força de trabalho (09/2021)
- Incidência de covid-19 entre professores das escolas estaduais de SP é três vezes maior que entre adultos de 25 a 59 anos (04/2021)
- Goldman Sachs alerta sobre os custos sociais de não reabrir escolas (08/2020)
- Univesp diploma os primeiros engenheiros (09/2019)
- Brasil terá mestrado e doutorado a distância a partir de 2020 (08/2019)