Porträt einer Dame [55x60 cm] (1916-17). Gustav Klimt (1862-1918) é um dos mais importantes pintores austríacos e tem sua historia intimamente relacionada à moda, fotografia e ao movimento Secessão de Viena (1897-1920). As mulheres marcam sua obra e vestem roupas soltas e coloridas.

Porträt einer Dame (Retrato de uma Senhora) foi uma das obras de arte mais procuradas do mundo antes de ser encontrada escondida em um pequeno depósito, que estava oculto por vegetação, da Galleria Ricci-Oddi, de Piacenza, Itália, proprietária da pintura de Gustav Klimt desde 1925.

O desaparecimento foi percebido na manhã de 22 de fevereiro de 1997, mas a polícia acreditava que a obra havia sido removida antes.

A moldura da pintura foi descartada no telhado da galeria, em uma aparente tentativa de mostrar que ladrões haviam invadido o prédio através da clarabóia. Não era esse o caso, pois a clarabóia era pequena demais para o quadro passar.

A investigação foi reaberta em 2016 após descoberta de DNA na moldura.

Dois jardineiros descobriram o compartimento ao remover a vegetação que cobria a parede da galeria. Foto: Reprodução RAI TV
Dois jardineiros descobriram o compartimento ao remover a vegetação que cobria a parede da galeria. Foto: Reprodução RAI TV

A pintura foi encontrada por dois jardineiros quando eles retiraram a hera que recobria uma parede exterior da galeria em 10 de dezembro de 2019. A dupla descobriu a portinhola de um pequeno depósito, onde a pintura estava em uma bolsa.

O diretor da galeria, Massimo Ferrari, constatou que os carimbos e a cera atrás da tela eram originais e acionou as autoridades. A justiça italiana nomeou dois especialistas para avaliar a autenticidade da pintura.

Nesta sexta-feira (17), Ornella Chicca, promotora de Piacenza, convocou entrevista coletiva e confirmou que o trabalho é autêntico.

A galeria italiana estima que a pintura possa valer entre 60 e 100 milhões de euros.

O que distingue Porträt einer Dame como um trabalho singular de Klimt é que foi pintado sobre outra obra, Porträt einer jungen Dame, que não era vista desde 1912. A estudante de arte Claudia Maga descobriu o retrabalho e conseguiu provar que a pintura original era de uma jovem de Viena que havia morrido tragicamente. Klimt teria repintado a tela para esquecer a dor de sua morte.

Jonathan Papamerenghi, chefe de cultura da cidade, disse em dezembro que a obra Porträt einer Dame era a pintura furtada mais procurada do mundo após Natività con i Santi Lorenzo e Francesco d'Assisi.

A pintura de Caravaggio foi furtada em 1969 do Oratório de San Lorenzo em Palermo e seu desaparecimento é um dos maiores mistérios da história da arte.

* Com informações do The Guardian, BBC

Veja também: