Atualização: O contrato WTI chegou a ser negociado ao preço negativo de US$ -14 às 18:40 UTC.

O setor enfrentou seus próprios efeitos indiretos da pandemia, com um mercado extremamente abastecido e sem lugar para armazenar o petróleo.

Os estoques de petróleo em Cushing – o principal centro de armazenamento e ponto de entrega do contrato West Texas Intermediate  (WTI) – aumentaram 48%, para quase 55 milhões de barris desde o final de fevereiro. O hub tem capacidade de armazenamento de 76 milhões, segundo a Energy Information Administration.

Um acordo de produção sem precedentes da Opep e membros aliados, há uma semana, para conter a oferta está se mostrando tarde demais diante do colapso de um terço na demanda global.

Nesta segunda-feira, os traders abandonaram o contrato de futuros de maio antes do vencimento de amanhã, reduzindo-o ao nível mais baixo desde que os futuros começaram a ser negociados em New York em 1983.

O contrato de junho caia 11% a $ 22,24 por barril às 17:00 (UTC).

"Se você tem algo que muitas pessoas querem, mas que ninguém quer agora, é difícil estabelecer um preço normal", resume Matt Levine.

Uma das razões para o colapso do mercado futuro é que os investidores estão se desfazendo dos contratos de maio para comprar os de junho, em uma situação conhecida como “contango” – onde o preço futuro de uma mercadoria é superior ao preço à vista.

* Com dados e informações da Bloomberg, Sebastian Sienkiewicz, RT

Veja também: