A compra das 400 lojas da Extrafarma elevaria em mais de um terço o número de farmácias da Pague Menos, passando de terceira para segunda maior varejista de drogarias no País, com 1.500 unidades, atrás da Raia Drogasil (2.300).

A operação representa apenas 2,5% do valor de mercado da Ultrapar, mas é o primeiro desinvestimento significativo alinhado com a reestruturação do portfólio do Grupo Ultra, que objetiva se concentrar no setor de óleo e gás.

Depois que a Reuters reportou o negócio, as companhias disseram que ainda estão conversando e que nenhum contrato foi assinado.

Pessoas familiarizadas com a negociação afirmaram ao Globo que as tratativas, que começaram no ano passado, estão nos detalhes finais e que o contrato da aquisição deve ser assinado até quarta-feira (19), data em que a Pague Menos completa 40 anos.

Única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, operando 1.105 lojas em 327 municípios, a Pague Menos é líder nas regiões Norte e Nordeste.

"Estrategicamente, a transação permite à Pague Menos se defender da Raia, que está crescendo no Norte/Nordeste, as regiões onde a Pague Menos é mais forte e que ela continua dizendo ser seu foco.  Resta ver, no entanto, o nível de sobreposição das lojas no Norte/Nordeste, que pode destruir valor", escreve Geraldo Samor no Brazil Journal.

A transação precisará da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para ser efetivada.

Atualização 18/04

Em Teleconferência Extraordinária, o Diretor-Presidente da Pague Menos, Mário Henrique Alves de Queirós, anunciou na noite desta terça-feira que a companhia adquiriu do Grupo Ultra 100% das ações da Extrafarma por R$ 700 milhões e deverá investir R$ 100 milhões na empresa nos próximos dois anos.

Fonte/arte: © Pague Menos
Fonte/arte: © Pague Menos
Segundo Mário Queirós, cerca de 280 lojas da Extrafarma serão adaptadas para oferecer o serviço Clinic Farma. Fonte/arte: © Pague Menos
Segundo Mário Queirós, cerca de 280 lojas da Extrafarma serão adaptadas para oferecer o serviço Clinic Farma. Fonte/arte: © Pague Menos
Fonte/arte: © Pague Menos
Fonte/arte: © Pague Menos

Veja também: