Nos dois últimos anos (2017-2018), mais de 21 milhões de pessoas  foram  vacinadas contra febre amarela em SP, número três vezes maior que  o  total de doses aplicadas na década anterior – 7 milhões de pessoas  foram  imunizadas entre 2006 e 2016.

Neste ano, ocorreram 66 casos  confirmados de febre amarela no Estado: 62 em municípios do Vale do  Ribeira; um caso na região de Campinas, no município de Serra Negra; e  outros três casos na região de Sorocaba, nos municípios de Ribeira,  Apiaí e Ribeirão Branco. Foram registrados 12 óbitos decorrentes da  enfermidade.

“O ‘Dia D’ é uma oportunidade para que pessoas ainda  não imunizadas, e  que não tem tempo de tomar a vacinar durante a  semana, compareçam a um  posto de saúde em seu tempo livre. Melhorar a  cobertura vacinal é  fundamental para a prevenção”, explica o Secretário  de Estado da  Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Em caso de dúvida, é fundamental consultar um médico

Não devem tomar a vacina: grávidas, mulheres amamentando, crianças com até 6 meses, e  imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico,  radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo  Lúpus e Artrite Reumatoide).

Devem consultar o médico: portadores de  HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, e os pacientes transplantados.

Vacinação em estações da CPTM e do Metrô

Neste  sábado, estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e  dp Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo)  terão postos de  vacinação gratuita contra sarampo e febre amarela. Para  tomar a vacina,  o passageiro deve estar em boas condições de saúde e  portar documento  de identidade e, se possível, caderneta de vacinação.

Veja os locais e horários de imunização

Linha 1-Azul - Febre amarela + tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Local: Sé
Horário: 9h às 16h

Linha 3-Vermelha - Febre amarela + tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Local: Sé e Corinthians-Itaquera
Horário: 9h às 16h

Linha 3-Vermelha - Sarampo (para passageiros com idades entre 15 e 29 anos)
Local: Artur Alvim, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha e Brás
Horário: 9h às 16h

Linha 9-Esmeralda - Sarampo
Local: Villa Lobos – Jaguaré
Horário: das 9h às 15h

Linha 11-Coral - Sarampo
Locais: Corinthians-Itaquera, Dom Bosco e José Bonifácio
Horário: das 10h às 16h

Linha 11-Coral - Febre amarela
Locais: Ferraz de Vasconcelos e Antonio Gianetti Neto
Horário: das 9h às 15h

Linha 12-Safira - Sarampo + febre Amarela
Locais: Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena – Vila Mara e Jardim Romano
Horário: das 10h às 16h