Os navios receberão de volta acelerador físico e sistema tradicional de controle de leme nos próximos 18 a 24 meses, depois que a frota disse que prefere controles mecânicos à sistemas com tela sensível ao toque.

A investigação do acidente do USS John S. McCain mostrou que, embora os marinheiros estivessem exaustos, a complexidade do sistema de controle, com interface de tela sensível ao toque e treinamento insuficiente para utilização, contribuiu para a perda do controle do navio de guerra pouco antes de colidir com um petroleiro no Estreito de Cingapura, resultando em 10 óbitos e 58 feridos. Após a Marinha concluir um relatório sobre as colisões do USS McCain e do USS Fitzgerald, a corporação decidiu conduzir uma pesquisa na frota sobre algumas das recomendações de engenharia contidas no documento.

“Quando começamos a receber o feedback foi realmente revelador. Entra na categoria 'só porque você pode fazer não significa que deve fazer'. Nós realmente fizemos o sistema de controle de leme excessivamente complexo, com as telas sensíveis ao toque sob vidro e todo esse tipo de coisa ”,  disse o almirante Bill Galinis, durante apresentação na Sociedade Americana de Engenheiros Navais.

O almirante Galinis disse à USNI News que os planos estão em andamento para trocar os sistemas. “Já estamos no processo de contratação, e vai acontecer quase como um kit que é relativamente fácil de instalar.” A previsão é que as substituições comecem a ser realizadas já no próximo ano, com o USS Ramage.

Gas Turbine System Technician (Electrical) Fireman Matt R. Richardson, left, receives training at the helm aboard the guided-missile destroyer USS Truxtun (DDG 103) .Foto: U.S. Navy
Gas Turbine System Technician (Electrical) Fireman Matt R. Richardson, left, receives training at the helm aboard the guided-missile destroyer USS Truxtun (DDG 103) .Foto: U.S. Navy 

Seaman Joseph Brown mans an older verison of helm controls on the bridge  of USS Donald Cook (DDG-75) on July 25, 2019. US Navy Photo
Seaman Joseph Brown mans an older verison of helm controls on the bridge of USS Donald Cook (DDG-75) on July 25, 2019. Foto: US Navy

* Com informações da USNI News.