A Lojas Americanas (LASA) é dona de 62,5% da B2W, e ambas têm os mesmos controladores – Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles.

A LASA e a B2W comunicaram, através de fato relevante, que seus respectivos Conselhos de Administração "aprovaram que se estude uma potencial combinação operacional de seus negócios".

A decisão das duas companhias chega depois de uma queima de caixa que já dura 10 anos, além das sucessivas capitalizações para resgatar a B2W.

A B2W acumula créditos fiscais ao longo de anos de prejuízo bilionário. O último balanço com lucro aconteceu em 2010. De 2011 até os nove primeiros meses de 2020, a B2W registrou perdas de mais de R$ 3 bilhões. O grupo inclui atualmente as empresas Americanas.com, Shoptime, Submarino, Submarino Finance, Sou Barato e o B2W Marketplace – uma espécie de shopping center virtual que possibilita que o lojista venda seus produtos nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Em apresentação sobre os propósitos da Universo Americanas, as companhias destacaram que a combinação criará um "poderoso motor de fusões e aquisições" e afirmaram que a união poderá criar um "poderoso negócio" de publicidade integrada, reunindo fornecedores, vendedores e outros participantes.

Nos últimos dois anos, B2W e Lojas Americanas ensaiaram trabalhar de forma mais integrada debaixo da bandeira Universo Americanas. Em 2018, foi criada a Let's, braço de logística, e a Ame, fintech que atende as duas empresas e já atraiu mais de 3 milhões de estabelecimentos físicos para o serviço.

Hoje, a Let's administra 22 centros de distribuição, mais de 200 hubs urbanos e conta com mais de 5 mil lojas que funcionam como minihubs de distribuição. São mais de 1 mil cidades atendidas, que podem atingir todos os municípios brasileiros.

As operações O2O (online to offline) foram intensificadas a partir de 2019, com a possibilidade de comprar online nas empresas do grupo e retirar os produtos nas lojas da Lojas Americanas.

* Com informações do Brazil Journal, NeoFeed, Lojas Americanas, B2W

Veja também: