Em Senso e Contrassenso: Por uma Economia Não Dogmática (ISBN 8582851006), o renomado economista e escritor André Lara Resende explora a tese de que a busca pelo equilíbrio fiscal, a qualquer custo e em qualquer circunstância, tem obstruído uma discussão racional sobre o papel dos investimentos públicos e das iniciativas sociais na criação de riqueza e bem-estar social.

Lara Resende propõe uma reformulação no pensamento econômico dominante a partir de suas bases mais elementares, nas perspectivas teóricas da macroeconomia. A tese da moeda como mercadoria estaria conduzindo grande parte dos países democráticos a um entendimento equivocado sobre a importância da disciplina fiscal e orçamentária. O descompasso entre a realidade e o arcabouço teórico que sustenta as políticas públicas, como argumenta Lara Resende, seria um dos principais ingredientes da crise que hoje ameaça as democracias representativas ocidentais.

Lançamento do livro Senso e Contrassenso
Auditório Nove de Julho, FGV EAESP
Data:  05/03/2020 - 19:00
Endereço: Av. 9 de Julho, 2029, térreo, Bela Vista, São Paulo - SP
(Acesso facilitado pela Rua Itapeva, 432, com estacionamentos próximos)
Entrada grátis - lugares limitados

É preciso fazer inscrição para participar do evento.

Programação

  • 19:00 - Palestra com André Lara Resende, PhD em Economia, Massachussets Institute of Technology. Foi Diretor do Banco Central e Presidente do BNDES.
  • 20:00 - Debate com George Avelino, professor FGV-SP, PhD em Ciências Políticas, Stanford University e Leonardo Weller, professor da FGV EESP, PhD em História Econômica pela LSE, membro do Centro de Estudos do Atlântico de Sul (CEAS-FGV). Mediador: jornalista Robinson Borges, do Valor.
  • 20:30 - Sessão de autógrafos do livro Senso e Contrassenso: Por uma Economia Não Dogmática

Sobre o autor
André Lara Resende é economista formado pela PUC/RJ e doutor em economia pelo Massachusetts Institute of Technology. Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, foi professor da PUC-RJ, diretor do Banco Central, presidente do BNDES e um dos formuladores do Plano Real. Seus dois últimos livros, Os limites do possível e Devagar e simples, ganharam o prêmio Jabuti em 2013 e 2015.

* Com informações da FGV