A Norwegian Air Shuttle assinou um acordo para a venda de 100% de sua subsidiária argentina Norwegian Air Argentina (NAA) à JetSMART Airlines.

O acordo, de valor não revelado, não envolveu a transferência de aviões.

A Norwegian Air Argentina chegou a operar frota com quatro aeronaves, mas foi forçada a retirar das rotas um Boeing 737 MAX, modelo que aguarda correções do fabricante para ser autorizado a voltar a voar comercialmente. Nos próximos seis meses, os três Boeing 737-800 em operação retornarão ao serviço da Norwegian na Europa, substituídos por aviões Airbus A320neo da JetSMART.

A JetSMART opera 14 jatos A320 e um A320neo, de acordo com os pedidos e entregas da Airbus. Possui pedidos firmes para outros 56 A320neos e 26 A321neos.

As duas aéreas esperam que o processo de integração leve vários meses – a marca Norwegian será eliminada gradualmente da rede doméstica argentina durante esse período.

“À medida que a Norwegian passa do crescimento para a lucratividade, estamos tomando todas as ações necessárias para garantir que a empresa esteja bem posicionada no futuro. Nos últimos meses, fizemos importantes mudanças em nossa rede de rotas para garantir rentabilidade a longo prazo. Atingir rentabilidade satisfatória para uma operação doméstica relativamente pequena se mostrou difícil de alcançar, dada a situação geral da Argentina. Enquanto a maioria dos custos da NAA é denominada em dólares, a receita é obtida apenas em pesos, e a forte depreciação do peso em relação ao dólar criou uma lacuna significativa entre custos e receita”, disse o CEO interino e CFO da Norwegian, Geir Karlsen.

“Acreditamos que o contrato que assinamos hoje com a JetSMART assegura uma parte significativa do que construímos nesses dois anos; continuidade da rede e oportunidades. Traz as duas novas companhias aéreas da Argentina para uma entidade combinada mais forte, que atualmente transporta cerca de 10% do mercado doméstico e se tornará a terceira maior operadora da Argentina”, continuou.

A Norwegian Air Argentina opera apenas vôos domésticos, portanto o novo contrato não afetará os voos de longo curso da Norwegian entre Londres e Buenos Aires. Estes são operados pela subsidiária britânica Norwegian Air UK.

A Norwegian Air Argentina recebeu seu Certificado de Operador Aéreo em janeiro de 2018 e iniciou suas operações em 16 de outubro. Atualmente, a empresa opera uma frota de três Boeing 737-800, com vinte vôos diários em oito rotas entre o aeroporto Aeroparque de Buenos Aires para Bariloche, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Salta, Ushuaia e Iguazú na tríplice fronteira com Brasil e Paraguai.  A subsidiária argentina informa ter transportado aproximadamente um milhão de passageiros nos 14 meses em operação.

A chilena JetSMART, de propriedade da Indigo Partners, empresa americana de private equity  com sede em Phoenix, Arizona, iniciou suas operações no Chile em 2016. Atualmente a aérea tem participação de 16% do mercado chileno e já transportou mais de três milhões de passageiros.

“Estamos muito animados com a oportunidade de combinar a Norwegian Argentina com nossas operações atuais da JetSMART. A JetSMART tem um compromisso de longo prazo com a Argentina e também com nossa visão de nos tornarmos a companhia aérea de baixo custo líder na América do Sul. Com esta transação, continuaremos fornecendo viagens aéreas acessíveis a nossos clientes, tanto dos aeroportos Aeroparque quanto El Palomar ”, disse Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART.

Entre janeiro e junho deste ano, a low-cost argentina Flybondi atingiu participação de 9% do mercado doméstico argentino – com 4.772 voos e mais de 160.000 passageiros transportados no período –, seguida da low-cost Norwegian Air, que deteve 7% do mercado, ante 15% da Latam e 68% da Aerolineas Argentinas, segundo dados da agência de aviação nacional argentina. A subsidiária da JetSMART na Argentina somente começou a voar em abril.

A Flybondi estreou no Brasil em outubro, vendendo um lote promocional de passagens a 1 real em sua rota Rio de Janeiro - Buenos Aires.

* Com informações da Norwegian Air Shuttle

Veja também: