O ukiyo-e é um dos mais importantes gêneros de arte do período Tokugawa (1603-1867) no Japão. O estilo é uma mistura da narrativa realista dos emaki ("pergaminhos de figuras") produzidos no período Kamakura e o estilo decorativo maduro dos períodos Momoyama e Tokugawa.

O estilo ukiyo-e também traz algo de realismo nativo e estrangeiro.

As pinturas de tela foram as primeiras obras a serem feitas no estilo e retratavam as zonas de entretenimento (eufemisticamente chamadas de "mundo flutuante") de Edo (Tóquio) e outros centros urbanos. Temas comuns incluíam cortesãs e prostitutas famosas, erotismo, atores de kabuki e cenas conhecidas de peças de kabuki. Mais importante do que a pintura em tela, no entanto, foram as gravuras em bloco de madeira, sendo os artistas da ukiyo-e os primeiros a explorar a xilogravura. Um novo interesse no mundo urbano cotidiano e seu mercado motivou o rápido desenvolvimento de pinturas ukiyo-e para consumo de massa.

Japão em Sonhos

A Japan House São Paulo estará apresentando, de 18 fevereiro a 26 de abril, a exposição ‘Japão em Sonhos’, uma experiência imersiva em instalação feita com projeções de grande escala em mapeamento de vídeo (video mapping).

A imersão é uma jornada por figuras simbólicas do Japão e se inspira nas gravuras japonesas do ukiyo-e combinadas com uma trilha sonora vibrante, que inclui composições do músico japonês contemporâneo Ryuichi Sakamoto, além dos ritmos rápidos e expressivos dos tambores japoneses.

A instalação apresenta uma sequência de imagens e sons que destaca desde a beleza efêmera da florada das cerejeiras, que surgem em leques, ocupando o espaço com as pétalas de sakura, e o famoso festival de lanternas (Tsunan Yuki Matsuri), até uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês, tomada pela A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai (1760-1849, artista japonês de ukiyo-e) levando o visitante ao fundo do mar para encontrar uma grande diversidade de peixes e animais marinhos.

Japão em Sonhos é uma daquelas experiências inesquecíveis, em que você adentra esse universo fantástico, onírico e é envolvido por uma explosão de imagens e referências japonesas. Algumas imediatamente associadas ao imaginário coletivo e outras tantas descobertas, daquelas que só seria possível viver e sentir se estivéssemos de fato no Japão", comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Japan House São Paulo
Exposição 'Japão em Sonhos'
Endereço: Avenida Paulista, 52, térreo, Bela Vista - São Paulo/SP
Data: 18 de fevereiro a 26 de abril de 2020
Horário: Terça a Sábado, das 10h às 20h; Domingos e feriados, das 10h às 18h
Censura Livre
Entrada Gratuita

* Com dados e informações de Alison Eldridge e Japan House São Paulo

Veja também: