A Casa das Rosas é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo conhecida como um dos principais símbolos turísticos e de preservação da memória da capital paulista.

Ícone da Avenida Paulista, o imponente casarão abriga o museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950.

Desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no final de 2004, o museu tem oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, se notabilizando pelo trabalho de difusão e promoção da literatura de autores muitas vezes entrantes no mercado e pela oferta de cursos de formação para aqueles que pretendem se tornar escritores.

O Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE) foi criado em 2013 pela Casa das Rosas/Centro de Apoio ao Escritor (CAE) e colaborou para o aperfeiçoamento de 570 escritores na categoria adulto e outros 240 escritores na categoria jovem.

A proposta do CAE é contribuir para a criação literária em todas as suas etapas e gêneros, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.

O curso não forma escritores no sentido profissional. Seu objetivo é o exercício livre do potencial criativo, por intermédio da palavra escrita.

Para participar do CLIPE Adulto é necessário ter mais de 18 anos. Serão oferecidas 80 vagas, 40 vagas para cada gênero e haverá lista de espera para 15 candidatos por turma. O curso é composto por oito módulos mensais, com oito encontros de 2 horas cada, às quartas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 14h às 16h. O início está programado para o dia 5 de março.

Para o CLIPE Jovem os candidatos deverão ter idade entre 14 e 18 anos. O curso terá uma única turma de 30 alunos e será composto por quatro módulos mensais com quatro encontros de 3 horas cada, às quintas-feiras, das 14h às 17h, de março a junho. O início está programado para o dia 6 de março.

Os assuntos dos módulos são planejados para oferecer aos alunos uma experiência ampla e consistente de formação literária sobre gêneros, técnicas, estilos, obras e autores relevantes, mas sem um caráter acadêmico, e privilegiando os aspectos criativos da linguagem, tanto em prosa como em poesia.

O controle de frequência é feito através de lista de presença, que deve ser assinada pelo próprio aluno, ou por meio de chamada do professor.

Não há exame final, mas os alunos serão orientados a apresentar alguma produção literária elaborada ao longo do curso, que será comentada nos módulos finais e poderá ser selecionada para divulgação no site do CAE, ou para eventual publicação em obra coletiva.

Para receber o certificado de participação, o aluno deverá ter no mínimo 70% de frequência por módulo.

Inscrições

As inscrições e os cursos são gratuitos.

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível na Internet e enviar uma pequena amostra de seu trabalho em prosa e/ou poesia, com no máximo cinco páginas, no formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço simples. Não é necessário ter formação específica ou acadêmica para se inscrever.

A seleção dos alunos será realizada por uma comissão de profissionais de literatura e a coordenação do Centro de Apoio ao Escritor.

Os critérios para seleção são:

  • Texto de autoria do candidato (item com maior peso na avaliação)
  • Expectativas do candidato com relação ao curso
  • Breve currículo do candidato

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 25 de fevereiro.

Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37 – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: +55 (11) 3285.6986 | 3288.9447
Email: contato@casadasrosas.org.br

Veja também: