De quinta-feira (6) a domingo (9), a população e visitantes do Distrito Federal poderão conferir no Cine Brasília seis produções cinematográficas premiadas e de grande repercussão no Egito, com enredos de romance e aventura a mistério e terror, que fizeram parte da edição on-line da 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo.

Segundo o egípcio Amro Saad, curador da mostra, o evento visa a compartilhar com o espectador brasiliense as reflexões e debates que estão ocorrendo no Egito.

Saad, que possui cidadania brasileira, avalia que o cinema egípcio nunca foi tão realista e aberto como nos últimos anos.

"Temas que antes eram considerados tabus são exibidos com muita criatividade e sofisticação, por isso chamamos de 'o novo cinema egípcio'. A minha proposta tem sido, desde a primeira edição da Mostra do Cinema Egípcio no Cine Brasília, apresentar ao espectador a atual sociedade do país".

A Mostra terá entrada gratuita, observados os protocolos sanitários, e estará recebendo doações de 1 kg de alimento não perecível.

Os filmes serão exibidos também em cinemaegipcio.com segundo programação abaixo. As sessões online 24 horas se iniciarão às 6h (horário de Brasília).

Filmes da Mostra


Mawlana

2016, Drama, Mistério, 130 minutos, 12 anos

A jornada de um jovem sheikh que deixa de liderar orações em uma mesquita para se tornar uma celebridade da TV, emitindo fatwas aceitas por milhões de pessoas. Reconhecido por sua coragem e pelas tentativas de se desviar da retórica religiosa, em uma sociedade influenciada pelo fundamentalismo, Mawlana desafia fronteiras.

Yomeddine
Dia do Julgamento Final

2018, Drama, Aventura, 97 minutos, 10 anos

Beshay é um coletor de lixo que decide sair do confinamento de uma colônia de leprosos e partir para o Egito em busca da família. Ele viaja com seu aprendiz órfão ao longo do Nilo, enfrentando a maldição de ser um estranho.

Verde Seco
Akhdar Yabes

2016, Drama, 73 minutos, 14 anos

Iman é uma jovem religiosa que se incomoda com a opinião dos outros sobre ela e que mantém uma posição rígida sobre a extinção das tradições sociais. Uma terrível descoberta irá fazê-la abandonar todas as tradições às quais um dia foi tão apegada.

Fotocópia
Photocopy

2017, Drama, Romance, 90 minutos, 10 anos

Quando um velho aposentado no Cairo começa a aprender sobre a extinção de dinossauros, desencadeia uma série de eventos que darão à sua vida um significado renovado.

Mensagens do Mar
Messages from the Sea

2010, Drama, Romance, 134 minutos, 12 anos

Após a morte de sua mãe, Yehia decide voltar para Alexandria, o lugar onde ele cresceu e se apaixonou. Desiste do emprego de médico e começa a pescar. Ele aprende muito com as histórias de outras pessoas e descobre o significado da vida enquanto medita no mar.

O Elefante Azul 1
The Blue Elephant 1

2014, Drama, Mistério, Terror, 170 minutos, 16 anos

Após 5 anos afastado, o psiquiatra Dr. Yehia retorna ao seu trabalho e encontra o seu amigo Sherif, acusado de assassinato, para uma avaliação mental e psicológica. Tentando ajudá-lo, Yehia desvenda mistérios que nunca pensou que existissem.

Programação


Quinta-feira (6)

  • Abertura da Mostra 19h
  • Mawlana 20h

Sexta-feira (7)

  • Yomeddine 20h
  • Mawlana sessão online 24h

Sábado (8)

  • Fotocópia 17h (sessão com audiodescrição)
  • Verde seco 19h
  • Fotocópia 20h30
  • Yomeddine sessão online 24h

Domingo (9)

  • Mensagens do mar 17h
  • O Elefante Azul 1 20h
  • Fotocópia sessão online 24h
  • Verde Seco sessão online 24h

Segunda-feira (10)

  • Mensagens do Mar sessão online 24h
  • O Elefante Azul 1 sessão online 24h

Atualização 10/01/2022

Os organizadoras da mostra decidiram que todos os filmes exibidos na programação estarão disponíveis para assistir online das 6h desta segunda-feira (10) até às 6h de amanhã.

Veja também: