A capital de Pernambuco conta com outros três hospitais de campanha, todos montados junto a unidades de saúde para compartilhar a infraestrutura.

Os hospitais de campanha estão localizados nos bairros de Casa Amarela e Campina do Barreto, na Zona Norte, e no Ibura, na Zona Sul.

Até esta sexta (10), estavam em funcionamento 186 leitos montados especificamente para pacientes com a síndrome respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

O Hospital Provisório Recife 1  é o primeiro que não é um anexo de outra unidade.

"Em 20 dias, ficou tudo pronto, foram comprados todos os equipamentos, foi montada toda a estrutura de gás (oxigênio) e a estrutura elétrica, que para uma UTI é uma demanda muito grande", explicou o Prefeito Geraldo Julio.

A gestão do hospital será responsabilidade do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), que já administra o Hospital da Mulher.

Telemedicina

No Hospital Provisório Recife 1, vão ser atendidos pacientes com Covid-19 encaminhados pela central de regulação do Governo de Pernambuco. De acordo com o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a população não deve procurar diretamente o hospital.

Correia recomenda utilizar o serviço Internet Atenda em Casa, da Prefeitura do Recife, para um primeiro atendimento.

O funcionamento é simples: a pessoa que estiver sentindo algum sintoma fornece seus dados e responde questões sobre o que está sentindo. Dependendo das respostas, a pessoa receberá orientação através do próprio site ou se comunicará, via videochamada, face a face com um médico ou enfermeiro, que avaliará a situação e indicará o que fazer.

“Mais de 2 mil pessoas foram atendidas assim e 600 foram encaminhadas para unidades de saúde”, disse Correia.

A idéia das autoridades de saúde estaduais e municipais é diminuir a ida sem necessidade à unidades de saúde, reduzindo assim os contágios.

"Essa crise da pandemia é uma crise duradoura, não vai acabar do dia para a noite, em um dia ou em uma semana. É necessário montar uma estrutura no médio e longo prazo", afirmou o Prefeito Geraldo Julio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco tem 209 pacientes internados com Covid-19 e contabiliza 56 mortes causadas pela doença.

* Com informações  do G1

Leitura recomendada:

Veja também: