A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Centro   Paula Souza (CPS) abrem, na próxima segunda-feira (3), as inscrições   para cursos rápidos gratuitos de qualificação profissional do Novotec. O   programa do Governo do Estado de São Paulo tem como objetivo oferecer   novas oportunidades de profissionalização para os jovens e colocar em   prática as diretrizes do Novo Ensino Médio. Para o segundo semestre de   2019 serão oferecidas 23 mil vagas em duas modalidades: Novotec   Expresso, em formato presencial, e Novotec Virtual, no modelo educação a   distância (EaD).

O público-alvo são alunos de Ensino Médio da  Secretaria Estadual da  Educação. Os interessados nos cursos do Novotec  Expresso devem se  inscrever entre os dias 3 e 16 de junho. Já as  inscrições para o Novotec  Virtual estarão abertas no período de 24 de  junho a 7 de julho. As  inscrições são gratuitas e deverão ser feitas  pelo site  novotec.sp.gov.br, disponível a partir de segunda-feira.

Os  cursos oferecidos pelo Novotec Expresso são Análise de Dados,   Arquitetura de Sistemas e Computação em Nuvem, Assistente  Administrativo  com Excel Aplicado, Auxiliar de Atividades de  Laboratório Químico,  Auxiliar de Logística, Auxiliar de Recursos  Humanos, Criação de Sites e  Plataformas Digitais, Edição de Vídeos,  Gestão de Pequenos Negócios,  Horticultor Orgânico, Jogos Digitais,  Montagem e Manutenção de  Microcomputadores, Programação Básica para  Android, Segurança  Cibernética Básica, Técnicas de Vendas e Youtuber. A  carga horária é de  200 horas e as aulas serão ministradas em escolas  da Secretaria da  Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de  Tecnologia (Fatecs)  estaduais, espalhadas por 130 municípios.

Já  os cursos do Novotec Virtual contam com carga horária de 400 horas  e  utilizam a estrutura de ensino a distância da Universidade Virtual do   Estado de São Paulo (Univesp), com conteúdo do CPS. Os cursos   oferecidos são Assistente de Desenvolvimento de Sistemas e Assistente  de  Planejamento.

O início das aulas da modalidade presencial está  previsto para o dia  1º de agosto e os cursos EaD terão início na  semana seguinte. O critério  de seleção priorizará a igualdade de gênero  nas turmas e estudantes  matriculados em escolas que ficam a menos de  dois quilômetros do local  do curso. Também serão consideradas condições  de vulnerabilidade social.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia  do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de   Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as   Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs)   estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam   com um ou mais cursos técnicos ou integrados, sob a supervisão de uma   Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de   matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino   Técnico ultrapassa 213 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 84 mil   alunos nos cursos de graduação tecnológica.