O Júri Oficial de cada categoria das mostras competitivas é formado por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas, designados até 15 dias antes do início do Festival. São 7 jurados para os filmes concorrentes nas categorias de longa-metragem e 5  jurados para os filmes concorrentes nas categorias de curta-metragem.

A lista com os filmes selecionados será divulgada no dia 30 de outubro, quando também será apresentada a programação completa da edição, marcada para o período de 22 de novembro a 1º de dezembro.

Criado em 1965, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do país, este ano foi  transferido do tradicional mês de setembro para o final de novembro.

Por causa da nova data, o Troféu Candango – que há oito anos é um dos primeiros a ser entregue no calendário dos grandes festivais de cinema do País – será o último prêmio do ano.

A mudança de data chegou a ser motivo de apreensão do diretor-geral de produção das duas últimas edições do Festival de Brasília, Henrique Rocha.

"A programação em setembro nos dava o ineditismo dos bons filmes, e a cobertura da mídia e da crítica interessada, porque eles ainda não tinham passado em lugar algum," disse ao G1.

Além da mudança na data, o evento não receberá apoio financeiro da Petrobras este ano, resultado da política de redução de gastos da estatal, o que não impediu a organização da 52ª edição de continuar premiando em dinheiro os ganhadores do Troféu Candango.

Troféu Candango – Longa-metragem

PrêmioR$ (mil)
Melhor Filme50
Melhor Filme Júri Popular50
Melhor Montagem10
Melhor Direção30
Melhor Roteiro10
Melhor Fotografia10
Melhor Som10
Melhor Ator15
Melhor Atriz15
Melhor Ator Coadjuvante10
Melhor Atriz Coadjuvante10
Melhor Direção de Arte10
Melhor Trilha Sonora10
Prêmio Especial do Júri10

Troféu Candango – Curta-metragem

PrêmioR$ (mil)
Melhor Filme20
Melhor Filme Júri Popular20
Melhor Montagem5
Melhor Direção10
Melhor Roteiro5
Melhor Fotografia5
Melhor Som5
Melhor Ator5
Melhor Atriz5
Melhor Direção de Arte5
Melhor Trilha Sonora5
  • Com informações da Eixo Comunicação Integrada e G1.

Veja também: