Segundo relatório do Gabinete do Governo, divulgado nesta segunda-feira (15), o Produto Interno Bruto (PIB) do 4º trimestre cresceu 12,7% anualizado em relação ao 3º trimestre.
Em uma base trimestral, a economia do Japão terminou 2020 tendo recuperado a maior parte da produção perdida desde março passado, uma recuperação mais rápida do que o esperado.
O Ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, disse que os resultados mostram a capacidade de recuperação da economia, embora o país ainda não esteja fora de perigo. Os gastos dos consumidores permanecem abaixo da média, disse, e as exportações podem cair se o vírus desencadear mais restrições na Europa ou em outros mercados importantes.
A perspectiva imediata depende de quanto tempo dura o estado de emergência do Japão.
"O PIB mostra que a economia pode se recuperar se o vírus não interromper as coisas", disse Yoshimasa Maruyama, economista-chefe de mercado da SMBC Nikko Securities Inc. "A pandemia não quebrou as cadeias de suprimentos ou capacidades de produção como um terremoto e muitas famílias estão prontas para gastar dada a baixa taxa de desemprego".
Os gastos do governo, o apoio ao empréstimo do Banco do Japão e uma cultura corporativa e de funcionários que tradicionalmente coloca a segurança do trabalho à frente dos altos salários ajudaram a manter o desemprego em apenas 2,9%.
Ainda assim, cortes salariais podem limitar a intensidade da retomada dos gastos das famílias após o término do estado de emergência, reprimindo a demanda.
"O melhor é se os salários melhorarem e o consumo aumentar, mas ainda não chegamos lá", disse o economista Hiroaki Muto da Sumitomo Life Insurance. "O primeiro trimestre vai cair novamente, mas estamos em uma tendência de recuperação".
Atualização 17/02 - As exportações do Japão em janeiro registraram o maior crescimento (+6,4% face janeiro de 2019) em 27 meses.
As exportações de janeiro foram lideradas por um aumento de +37,5% nas exportações para a China, a maior expansão desde abril de 2010, juntamente com um salto de +19,4% nos embarques para a Ásia como um todo.
Entre os itens de exportação com crescimento sólido estão equipamentos de fabricação de chips para países como China e Coreia do Sul. As exportações de equipamentos de produção de semicondutores aumentaram +50,5% em janeiro e as de plástico +30,4%, enquanto as de automóveis caíram -5,8% devido à desaceleração da demanda na Europa e as de autopeças recuaram -0,5%.
Atualização 19/02 - O governo rebaixou nesta sexta-feira (19) sua avaliação da economia pela primeira vez em 10 meses, com o consumo desacelerando sob o estado de emergência em curso.
“A economia japonesa mostra fraqueza em alguns componentes” e permanece em uma situação grave devido à pandemia, embora continue a mostrar sinais de recuperação, disse o Gabinete do Governo em seu relatório mensal de fevereiro.
A visão sobre os gastos do consumidor foi revisada para baixo pelo terceiro mês consecutivo.
O estado de emergência, que exige que as pessoas fiquem em casa e que restaurantes e bares fechem cedo, foi prorrogado por mais um mês, até 7 de março.
“Acredita-se que mais pessoas se abstiveram de sair durante a emergência prolongada, que acreditamos ter afetado o consumo de forma negativa, especialmente os gastos com refeições fora e outros serviços”, disse um funcionário do governo a jornalistas.
O governo japonês rebaixou sua avaliação sobre a economia doméstica pela última vez em abril, quando foi declarada a primeira emergência devido ao vírus.
* Com informações do Japan Times
Veja também:
- Lojas Americanas e B2W estudam fusão (02/2021)
- Desemprego no Japão aumenta 30% em 12 meses (10/2020)
- G7 e BRICS enfrentam vencimento de dívidas de US$ 13 trilhões em 2021 (01/2021)
- Produção industrial dos EUA se recuperou em 8 meses (02/2021)
- Japão discute lei de propriedade de recurso extraterrestre (11/2020)
- Proteger os empregos é a principal prioridade do novo governo do Japão (09/2020)
- Uso de robôs industriais registra recorde global de 113 por 10.000 operários (01/2021)
- Uso de robôs industriais bate recorde, com 2,7 milhões em operação (09/2020)
- A China não é uma 'preocupação' para o Japão, é uma 'ameaça à segurança', diz Ministro da Defesa (09/2020)
- Rede de TV e jornal do Japão publicaram pesquisas de opinião fraudadas sobre Covid e governo Abe (06/2020)
- Japão pede investigação da atuação da OMS na pandemia (05/2020)
- Japão limitará investimento estrangeiro na área médica (04/2020)
- Japão: orçamento militar recorde para se defender da China, ou rearmamento? (12/2019)