O estudo da SBU-SP foi conduzido com dados cedidos por cinco instituições paulistas que realizam atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os diagnósticos de câncer de rim, próstata e bexiga caíram, em média, 26% no período da pandemia em 2020, em comparação a igual período de 2019.

De acordo com o levantamento, o Hospital das Clínicas da Unicamp observou uma queda de 52% nos novos casos de câncer de bexiga e de 63% de rim.

Os dados para o câncer de rim do Hospital São Paulo, da Unifesp, mostraram redução no diagnóstico de novos casos de 35%.

Os diagnósticos de tumor de próstata – o segundo câncer urológico de maior prevalência na população masculina, e também a segunda maior causa de óbito do homem – teve uma redução média de 33% nas instituições pesquisadas. No Hospital das Clínicas da Unicamp, a queda foi de 61% – foram diagnosticados 67 novos casos em 2020 contra 172 em 2019.

A recomendação da comunidade científica é que os pacientes não deixem de fazer suas consultas de rotina e, quando estão em tratamento, não abandonem a terapia.

* Com informações da Agência Brasil

Veja também: