O relatório, publicado na revista médica The Lancet na quinta-feira (2), contribui para um crescente corpo de pesquisa sobre a estabilidade do SARS-CoV-2  e o que pode ser feito para impedir sua transmissão.

No geral, o SARS-CoV-2 é altamente estável em um ambiente favorável.

O novo coronavírus é altamente estável na temperatura de 4°C  e extremamente estável em uma ampla gama de valores de pH à temperatura ambiente, mas é sensível ao calor e suscetível a produtos desinfectantes de uso doméstico, concluiu uma equipe de pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, entre eles, os professores Leo Poon e Malik Peiris.

  • A 4°C, houve uma redução insignificante da concentração viral no 14° de incubação.
  • Aumentando a temperatura para 70°C, o tempo de inativação do vírus foi reduzido a 5 minutos.

Os pesquisadores testaram quanto tempo o vírus pode permanecer infeccioso à temperatura de 22°C e descobriram que é mais estável em superficies lisas.

Em papel impresso e papel higiênico, deixou de ser detectável em menos de três horas, enquanto em madeira e tecido – uma jaqueta de laboratório de algodão – desapareceu no segundo dia.

No vidro e notas de dinheiro, o vírus era evidente no segundo dia mas não no quarto dia, enquanto no aço inoxidável e no plástico estava presente por quatro a sete dias.

"Surpreendentemente", disseram os pesquisadores, ainda havia um nível detectável de infecção na camada externa de uma máscara cirúrgica após sete dias.

"É exatamente por isso que é muito importante que, se você estiver usando uma máscara cirúrgica, não toque na parte externa da máscara", disse Malik Peiris. "Porque você pode contaminar as mãos e poderá transferir o vírus para os olhos".

A lavagem das mãos permanece no topo da lista de cuidados para Leo Poon, que disse que é teoricamente possível que latas de alimentos carreguem vírus suficientes para causar uma infecção, mas que o risco ainda não havia sido estabelecido.

As pessoas que estão particularmente preocupadas podem preferir deixar itens não perecíveis em suas sacolas de compras na cozinha por um dia, o que reduziria muito a concentração viral, antes de manipulá-los, disse Poon.  

* Com informações do South Central Morning Post, The Lancet

Veja também: