Com mais de 21 milhões de inserções nos meios aferidos, o semestre  apresenta variação de 7% sobre o mesmo período do ano anterior,  indicando um aumento na ocupação dos espaços publicitários.

“É possível perceber uma tendência de retomada na compra dos espaços.  Entre janeiro e junho, por exemplo, 7 anunciantes são estreantes no top  30: Yellow Mountain, Prevent Senior, Havan, EMS Farmacêutica,  Decolar.com, Santander e General Motors, que aumentaram seus  investimentos nesse período”, explica Rita Romero, Diretora de Business Insights and Development da Kantar.

Segundo o estudo, um terço dos despêndios do período em compra de mídia foi destinado às praças de São Paulo (24%) e Rio de Janeiro (9,4%).

O meio TV (aberta, por assinatura e merchandising) concentrou 70% dos valores investidos na compra de espaços publicitários.

Em termos de crescimento, as categorias de produto com maior variação foram Auto Revendas e Concessionárias (+80%) e Serviços de Saúde (+60%).

A Kantar IBOPE Media ressalta que o levantamento foi baseado no espaço ocupado pelos anunciantes e na tabela de preço dos veículos.  Portanto, os valores não representam os investimentos reais com a compra de espaços de mídia.

* Com dados da Kantar IBOPE Media