O Sistema Colégio Militar do Brasil é formado por 14 colégios militares que oferecem o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e o Ensino  Médio.

Há unidades em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora (MG), Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria (RS), e São Paulo.

A sede do Colégio Militar em São Paulo será construida no antigo Centro Logístico da Aeronáutica, no Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista.

Segundo o Exército, o colégio será um convênio com a Força Aérea Brasileira e o Governo do Estado de São Paulo.

Em 2017, um acordo entre João Doria, então Prefeito de São Paulo, e Michel Temer colocou fim a 60 anos de disputa entre Prefeitura e União. O Campo de Marte é administrado pela Aeronáutica e pela Infraero, ambas ligadas ao Ministério da Defesa, que brigava desde 1958 na Justiça com o Município pelo terreno. Em dezembro de 2019, o Governador Doria anunciou que o centenário e mais antigo aeroporto da capital paulista será desativado para aeronaves de asas fixas, após Bolsonaro ter concordado com o fim dos voos de aviões no Campo de Marte. A pista de 1.600 metros será usada como um pólo esportivo, parte de um parque com mais de 1 milhão de metros quadrados. No entanto, helicópteros seguirão operando no local, assim como serão mantidas as instalações da Aeronáutica, incluindo o colégio militar que será construído.

Nesta segunda-feira (3), o Presidente Jair Bolsonaro, e o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, inauguraram a pedra fundamental das futuras instalações do Colégio Militar de São Paulo, acompanhados do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos; General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; Ministro da Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno; Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; entre outras autoridades civis e militares.

Bolsonaro defendeu que o desenvolvimento do País está diretamente ligado à qualidade do ensino oferecido aos jovens  brasileiros.

“Uma boa formação de profissionais, que passam pelo ensino  básico, pelo ensino médio, muito contribuirá para a nossa economia no futuro”, disse o Presidente. “Este colégio abrigará os filhos de todos: militares das Forças Armadas, militares da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, civis de maneira geral, ricos, pobres, brancos, afrodescendentes, amarelos. Aqui terá espaço para todos”.

Após a inauguração, as autoridades assistiram a incorporação de 82 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do CMSP no CPOR/SP, onde o colégio militar funcionará até a conclusão das obras no Campo de Marte, em 2022. Na oportunidade, os alunos realizaram o juramento e a saudação colegial.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) doará o projeto do colégio. Foto: Carolina Antunes/PR
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) doará o projeto do colégio. Foto: Carolina Antunes/PR 

Como ingressar

Há duas formas de ingresso nos colégios  militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos  são realizados, anualmente, para o 6º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre civis e dependentes de militares.

O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

Endereços

Colégio Militar de Belém (CMBel)
Avenida Almirante Barroso, 4348 - Souza - Belém/PA

Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH)
Avenida Marechal Espiridião Rosas, 400 - São Francisco - Belo Horizonte/MG

Colégio Militar de Brasília (CMB)
Setor de Grandes Áreas Norte, SGAN - 902/904 - Brasília/DF

Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)
Avenida Presidente Vargas, 2800 - Coophatrabalho - Campo Grande/MS

Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Praça Conselheiro Tomás Coelho, 1 - Tarumã - Curitiba/PR

Colégio Militar de Fortaleza (CMF)
Avenida Santos Dummont 485, Aldeota - Fortaleza/CE

Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF)
Avenida Juscelino Kubitschek, 5200 - Nova Era - Juiz de Fora/MG

Colégio Militar de Manaus (CMM)
Rua José Clemente, 157 - Centro - Manaus/AM

Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Avenida José Bonifácio, 363 - Farroupilha - Porto Alegre/RS

Colégio Militar de Recife (CMR)
Avenida Visconde de São Leopoldo, 198 - Engenho do Meio - Recife/PE

Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)
Rua São Francisco, 267 - Maracanã - Rio de Janeiro/RJ

Colégio Militar de Salvador (CMS)
Rua Território do Amapá, 455 - Pituba - Salvador/BA

Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)
Rua Radialista O. Nobre, 1132 - Juscelino Kubitschek - Santa Maria/RS

Colégio Militar de São Paulo (CMSP)
Rua Alfredo Pujol, 681 - Santana - São Paulo/SP

* Com informações do Planalto e Agência Brasil