Com 140 itens oriundos do Museo Egizio de Turim, o segundo maior em acervo egípcio do mundo, e mais 89 de outras coleções, a exposição apresenta aspectos da historiografia geral do Egito Antigo por meio de esculturas, pinturas, amuletos, objetos litúrgicos, múmias de animais e sarcófagos.

A mostra, organizada pelo holandês Pieter Tjabbes, proprietário da produtora Art Unlimited, responsável pelo evento, e pelo italiano Paolo Marini, curador do Museo Egizio, apresenta ainda um Livro dos Mortos em papiro; a múmia humana Tararo, integrante da 25ª Dinastia (700 AC) – conhecida como Dinastia Núbia ou Faraós Negros; e uma estátua com mais de 2 metros e 500 kg da divindade com cabeça de leão Sekhmet, deusa da guerra e protetora do Egito nas batalhas.

A exibição é dividida nas seções Vida Cotidiana, Religião e Eternidade, que ilustram o laborioso cotidiano das pessoas do Vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias. Além das peças originais, muitas descobertas em escavações do século 19 e início do século 20, há réplicas, como da tumba da rainha Nefertari, mulher de Ramsés II.

A mostra entrou em cartaz em São Paulo em 19 de fevereiro e registrou até 7 mil visitas diárias antes de ser suspensa, mas reabre restrita a 400 visitantes por dia.

Entre as adaptações para a reabertura, uma pirâmide cenográfica, medindo 6 metros, foi desmontada com o objetivo de aumentar a área de circulação. A representação incluía camelos na mesma escala "para o visitante ter ideia da altura das pirâmides originais, que chegam a 104 metros”, explica Tjabbes.

Neste primeiro momento, as visitas serão realizadas somente com agendamento, em grupos de 50 pessoas por horário. O fluxo será do subsolo para o quarto andar, com limite de tempo de 45 minutos.

Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - CCBB São Paulo
Data:  19 de fevereiro de 2020 a 3 de janeiro de 2021
Horário: de quarta a segunda, das 9h às 17h (horário reduzido)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
(Acesso ao calçadão pela Estação São Bento do Metrô)
Agendamento: 2 ingressos por CPF para o dia e horário escolhidos
Entrada gratuita

* Com informações da Agência Brasil

Veja também: