Atualização 13/04 - O governo do estado de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (13), no bairro de Santa Cecília, o hospital de campanha para tratamento exclusivo de casos de covid-19 prometido para 31 de março.

Apesar de inicialmente ter sido anunciado com a previsão de contar com 180 leitos, o hospital está sendo inaugurado com 30 leitos: dez unidades de terapia intensiva (UTI) e 20 leitos de enfermaria.

Serão gastos R$ 12 milhões por mês para custeio e montagem do novo serviço, que deve entrar em funcionamento a partir do dia 31 de março. No total, 900 profissionais atuarão no hospital, entre eles cerca de 150 médicos, além de enfermeiros, técnicos e funcionários administrativos.

A Secretaria de Estado da Saúde selecionará nesta semana a Organização Social de Saúde (OSS) que será responsável por operacionalizar o hospital temporário.

Com o novo serviço, serão 193 leitos de UTI e 215 de enfermaria distribuídos entre o Metropolitano e os demais 11 hospitais de campanha anunciados neste mês.

A Secretaria de Estado da Saúde mantém ainda outros quatro hospitais de campanha, instalados em 2020 em Heliópolis e nas cidades de Franca, Bauru e Bebedouro, que somam 65 leitos de enfermaria e 59 de UTI.

* Com informações da Agência Brasil

Veja também: