Atualização 15/06 - O Grupo Fleury, de medicina diagnóstica, participará da seleção de candidatos para os testes com a vacina experimental da AstraZeneca.
"A vacina não está tão longe como temíamos que estivesse. Tenho os dados reais como referência e sou uma pessoa otimista”, disse Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, ao Valor. “Teremos uma vacina [no máximo] no início do ano que vem”.
Nota: Artigo em pre-print não revisado da Universidade de Oxford sobre o teste da vacina com macacos (ChAdOx1 nCoV-19 vaccination prevents SARS-CoV-2 pneumonia in rhesus macaques), mostra que o medicamento não protege contra infecção e não reduz a carga viral, com o doente contagiando outras pessoas. Os testes sugerem que a vacina pode diminuir a evolução para pneumonia em humanos, o que está sendo contestado porque o vírus SARS-CoV-2 seria menos agressivo em macacos.
Atualização 04/09 - A porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Harris, disse nesta sexta-feira (4) que nenhuma das candidatas a vacina que estão na fase III demonstrou, até agora, sinal claro de eficácia em um nível mínimo de 50% buscado pela OMS.
Os ensaios clínicos que começaram há mais tempo são da vacina da AstraZeneca. Existem 9 vacinas na fase III.
"Realmente não esperamos ver vacinação generalizada até meados do próximo ano", disse Harris em uma entrevista coletiva da ONU em Genebra.
O Dr. Larry Corey, estrela da virologia global, que coordena os esforços de 72 locais de ensaios clínicos nos EUA para várias vacinas candidatas, gostaria de ver vacinas que são pelo menos 80% eficazes.
Atualização 08/09 - O estudo de Fase 3 da vacina Covid-19 da AstraZeneca foi suspenso em todos os países participantes devido a suspeita de reação adversa grave em um participante no Reino Unido.
O voluntário no estudo do Reino Unido recebeu um diagnóstico de mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal.
O mecanismo da mielite transversa em geral é desconhecido, mas alguns casos ocorrem após infecção viral ou vacinação, sugerindo uma reação autoimune. A inflamação tende a envolver a coluna vertebral difusamente em um ou mais níveis, afetando todas as funções da medula.
O momento do diagnóstico, e se está diretamente relacionado à vacina da AstraZeneca/Oxford, ainda é desconhecido.
Os ensaios clínicos da vacina experimental estão sendo realizados no Reino Unido, Brasil, África do Sul e Estados Unidos.
Atualização 15/02/2021 - A Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças (KDCA) anunciou nesta segunda-feira (15) que não administrará a vacina da AstraZeneca / Oxford em indivíduos com mais de 65 anos devido à falta de dados.
A decisão marca uma reversão da declaração da semana passada do Vice-Ministro da Saúde sul-coreano Kim Gang-lip, que disse que maiores de 65 anos receberiam a vacina da AstraZeneca, a primeira a ser aprovada no país. A incapacidade de ser usada em maiores de 65 anos leva o programa de vacinação sul-coreano ao caos, já que profissionais de saúde e residentes idosos são os primeiros na fila.
Recentemente, Áustria e Portugal também decidiram não administrar a vacina da AstraZeneca / Oxford em pessoas com mais de 65 anos, somando 11 países (Suiça, África do Sul, Eswatini [Suazilândia], Polônia, Suécia, Alemanha, França, Itália, Áustria, Portugal e Coreia do Sul) com restrição total ou parcial ao uso do imunizante britânico.
A vacina experimental da AstraZeneca está entre as primeiras a avançar para os ensaios da Fase II. Para acelerar o desenvolvimento, os pesquisadores estão realizando ao mesmo tempo os ensaios de Fase II e Fase III.
A AstraZeneca licenciou da Universidade de Oxford a vacina recombinante contra adenovírus ChAdOx1 nCoV-19, que passou a se chamar AZD1222.
Os estudos iniciais para avaliar a segurança da vacina foram realizados no Reino Unido. O medicamento foi testado primeiro em adultos, com efeitos colaterais leves, como estado febril e braço dolorido, e atualmente está sendo testado em 10.260 voluntários, entre adultos e crianças.
No Brasil, os testes da vacina serão realizados em São Paulo e no Rio.
Em São Paulo, os testes serão conduzidos pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e contaram com a viabilização financeira da Fundação Lemann no custeio de toda a infraestrutura médica e de equipamentos necessários.
Para a etapa em São Paulo, a Unifesp irá recrutar mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à Covid-19, uma vez que estão mais expostos à contaminação. Serão selecionadas pessoas que não contraíram a doença.
Os voluntários "devem ser profissionais de saúde entre 18 e 55 anos e estar em alto risco de infecção, por exemplo, pessoal de limpeza e apoio em unidades que tratam pacientes com Covid-19", disse à AFP Soraya Smaili, reitora da Unifesp.
No Rio de Janeiro, os testes em outros mil voluntários serão feitos pela Rede D’Or São Luiz, com custo de cerca de R$ 5 milhões bancados pela Rede e sob coordenação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.
Embora não seja comprovadamente eficaz contra o coronavírus, as vacinas são vistas pelos líderes mundiais como a única maneira real de reiniciar suas economias paralisadas e até de obter vantagem sobre os concorrentes globais.
AZD1222
A ChAdOx1 nCoV-19/AZD1222 usa um vetor viral de chimpanzé com deficiência de replicação, baseado em uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum (adenovírus) que causa infecções em chimpanzés e contém o material genético da proteína spike SARS-CoV-2. Após a vacinação, a proteína de pico de superfície é produzida, iniciando o sistema imunológico para atacar a Covid-19 se posteriormente infectar o corpo.
A vacina foi testada em seis macacos rhesus no National Institutes of Health’s Rocky Mountain Laboratory, em Montana, EUA, que foram expostos a grandes volumes do coronavírus SARS-CoV-2. Mais de 28 dias depois, todos os seis ainda estavam saudáveis.
O vetor de adenovírus recombinante (ChAdOx1) foi escolhido por gerar uma forte resposta imune a partir de uma dose única e não se replicar; portanto, não pode causar uma infecção contínua no indivíduo vacinado. As vacinas feitas com o vírus ChAdOx1 foram administradas a mais de 320 pessoas e demonstraram ser seguras e bem toleradas, embora possam causar efeitos colaterais temporários, como febre, sintomas semelhantes aos da gripe, dor de cabeça ou dor no braço.
* Com informações da Fundação Lemann, Anvisa, AFP
Leitura recomendada:
- Riscos da vacina da AstraZeneca superam perigos da covid-19 (05/2021)
- Anvisa alerta que vacina da AstraZeneca não deve ser usada em gestantes após morte de mulher de 35 anos (05/2021)
- Proteína do SARS-CoV-2 causa danos mesmo sem o vírus (05/2021)
- Anvisa tira Sputnik V de órbita (05/2021)
- Suécia acertou em rejeitar lockdowns, diz Giesecke (04/2021)
- Gamaleya diz que não há casos de trombose após inoculação com a Sputnik V (04/2021)
- OMS rejeita esquemas de passaporte covid por temer que as vacinas não impeçam a transmissão do vírus (04/2021)
- União Europeia vai receber mais 100 milhões de doses da vacina covid da Pfizer (04/2021)
- Vacina da Janssen / Johnson & Johnson é suspensa nos EUA após casos de trombose (04/2021)
- Variante de Kent não causa doença mais grave, mostram estudos (04/2021)
- China admite baixa proteção das vacinas que produz (04/2021)
- EMA admite que existe relação causal entre vacina da AstraZeneca e trombose cerebral (04/2021)
- Há meses imunizado com a Sputnik V, presidente da Argentina está com covid (04/2021)
- Paraguai pressionado a romper com Taiwan para obter vacinas chinesas (03/2021)
- Reino Unido registra 30 casos raros e graves de coágulos após inoculação da vacina da AstraZeneca (04/2021)
- Vinte e dois países suspendem vacina da AstraZeneca (03/2021)
- Anvisa reprova fábrica da vacina indiana Covaxin (03/2021)
- França investiga variante do vírus da covid-19 não detectada em teste PCR padrão (03/2021)
- Chineses temem vacinas chinesas (02/2021)
- Governo alemão fabricou "ciência" para aterrorizar população e justificar medidas restritivas, lockdowns (02/2021)
- Pfizer obtém registro definitivo no Brasil de vacina contra covid-19 (02/2021)
- Ministério da Saúde recorre ao Planalto para resolver impasses na compra das vacinas covid da Pfizer/BioNTech e da Johnson & Johnson/Janssen (02/2021)
- Pfizer avaliará segurança e eficácia de sua vacina covid em gestantes brasileiras (02/2021)
- Nova orientação francesa desaconselha máscaras de tecido. Alemanha decreta uso obrigatório de máscaras cirúrgicas (01/2021)
- Vacina covid da AstraZeneca não protege contra variante sul-africana, diz estudo (02/2021)
- Nova diretriz da Anvisa permite ao País comprar vacinas melhores (02/2021)
- Suiça não autoriza uso da vacina covid da AstraZeneca no país (02/2021)
- Ensaio de fase 3 da Sputnik V obteve eficácia de 91,6% (02/2021)
- UE seleciona vacinas da Novavax e Valneva (02/2021)
- Bayer produzirá vacina mRNA da alemã Curevac (02/2021)
- Reino Unido encomenda 100 milhões de doses da vacina francesa Valneva (02/2021)
- Vacina de dose única da Johnson & Johnson obtém eficácia de 66% (01/2021)
- França fecha centros de vacinação por falta de imunizantes (01/2021)
- Governo alemão estima em 8% eficácia da vacina da AstraZeneca em idosos (01/2021)
- Universidade de Oxford realizará ensaio clínico da ivermectina. Os antibióticos azitromicina e doxiciclina mostraram não ser eficazes contra a covid-19 (01/2021)
- Israel questiona proteção da vacina da Pfizer (01/2021)
- Vacina da Pfizer associada a 13 mortes na Noruega, diz agência reguladora (01/2021)
- Rússia anuncia Sputnik Light para concorrer com vacina da Johnson & Johnson (01/2021)
- Pfizer contesta Reino Unido quadruplicar intervalo entre 1ª e 2ª doses da vacina covid (12/2020)
- OMS volta a alertar que vacinas covid não protegem contra infecções do vírus (12/2020)
- AstraZeneca usará vacina russa Sputnik V em novo ensaio clínico (12/2020)
- Vacina covid da Pfizer recebeu proteção do governo do Reino Unido contra ações judiciais (12/2020)
- Fabricante de vacina covid ameaça processar voluntário da fase 3 que ficou doente (11/2020)
- Espiões britânicos estão tratando opositores à vacina covid como terroristas (11/2020)
- Vacina da Pfizer é 100% eficaz em enriquecer acionistas (11/2020)
- Alemanha recorre ao lockdown nacional de curta duração (circuit breaker) (11/2020)
- Boris Johnson decreta segundo lockdown na Inglaterra (10/2020)
- França decreta novo lockdown nacional (10/2020)
- Breakthrough: Cientistas descobrem que vírus da covid usa um segundo receptor para entrar nas células (10/2020)
- Dados de ensaios de vacinas no Reino Unido não deveriam ser usados para aprovação nos EUA, diz Pelosi (10/2020)
- Reino Unido abre o jogo: não haverá vacinação em massa da população (10/2020)
- Quando casos confirmados não são casos nem confirmados (09/2020)
- Trump está produzindo vacinas Covid contra "gripezinhas" (09/2020)
- Bolsonaro edita MP em busca de vacinas Covid-19 seguras e mais eficazes (09/2020)
- Ensaios da vacina da AstraZeneca/Oxford continuam suspensos nos Estados Unidos (09/2020)
- Maioria da população do planeta terá que esperar anos para ser vacinada contra o vírus da Covid (09/2020)
- Governo Federal cria grupo para coordenar aquisição e distribuição de vacinas Covid. Imunização será voluntária. (09/2020)
- Vacina russa Sputnik V se destaca entre as mais promissoras (09/2020)
- Entidades médicas alertam para queda na vacinação infantil e de exames de pré-natal (08/2020)
- Prometer vacina para Covid em 2020 é grave desserviço ao público, avalia Presidente da Merck (07/2020)
- Anvisa autoriza ensaio clínico da vacina Covid da Johnson & Johnson (08/2020)
- Paraná fecha acordo para fabricar vacina russa contra coronavírus (08/2020)
- Vacina da AstraZeneca obtém imunidade contra ações judiciais (08/2020)
- Estudo de Harvard não encontrou relação entre tipo sanguíneo e gravidade da Covid-19 (07/2020)
- Anders Tegnell explica como a Suécia venceu o surto de Covid-19 sem lockdown (07/2020)
- Assintomáticos vencem o vírus da Covid-19 sem produzir anticorpos (07/2020)
- Anvisa autoriza Fase III no Brasil da vacina chinesa CoronaVac (07/2020)
- Espanhóis dizem ter medicamento eficaz para tratamento da Covid-19 (07/2020)
- Einstein desmobiliza mais da metade dos leitos de Covid (07/2020)
- Vacina de Oxford não protege contra Covid (06/2020)
- Tratamento de Covid-19 com Remdesivir custará entre 2.340 e 5.720 dólares (06/2020)
- A maioria das pessoas é imune ao vírus da Covid, diz Karl Friston (06/2020)
- Mais de 40% dos óbitos por Covid-19 nos EUA são de idosos confinados em asilos (06/2020)
- Itália, Alemanha, França e Holanda negociam 400 milhões de doses da vacina para Covid da AstraZeneca (06/2020)
- EUA e Reino Unido garantem 400 milhões de doses de vacina p ara Covid-19 (05/2020)
- Vacina para Covid-19 começa a ser testada em crianças de 5 a 12 anos (06/2020)
- Covid-19 deixa de ser contagiosa após 11 dias, afirmam entidades médicas (05/2020)
- Israel anuncia cura para Covid-19 (05/2020)
- Prêmio Nobel diz que previsões de casos de Covid estão erradas (05/2020)
- J.P. Morgan: lockdown é mais devastador do que Covid-19 (05/2020)
- Cientistas afirmam que após isolamento seguirá nova onda de casos de Covid-19 (04/2020)
- Surtos do novo coronavírus serão anuais, diz a Academia Chinesa de Ciências Médicas (04/2020)
- Estudos trazem novas evidências da transmissão do vírus SARS-CoV-2 (05/2020)
- Governo britânico diz que testes de anticorpos não funcionam (04/2020)
- Coronavírus SARS-CoV-2 tem 7.237 mutações; D614G é a mais comum (05/2020)
Veja também:
- Governo da Noruega descarta lockdown em nova onda de Covid (06/2020)
- OMS "proibiu" cloroquina baseada em estudo falho (05/2020)
- Agência reguladora britânica autoriza prosseguimento de testes com cloroquina (05/2020)
- Rússia testa vacina para Covid-19 e recomenda Mefloquina no tratamento (04/2020)
- Anvisa alerta para vacina falsificada contra gripe (05/2020)
- Lockdown: "Você não pode aprisionar uma população" (05/2020)
- Serviço secreto alemão diz que OMS minimizou Covid atendendo pedido da China (05/2020)
- Cientistas estudam o fator genético no risco da Covid (04/2020)
- Coronavírus persiste em máscaras faciais por mais de 7 dias (04/2020)
- Vírus projetado pela tosse atinge seis metros e pelos espirros oito (04/2020)
- Contágio por coronavírus é mais rápido no Brasil, diz Paulo Guedes (03/2020)
- FDA suspende teste gratuito de Covid-19 de Bill Gates (05/2020)
- Teste de coronavírus na saliva é preciso, prático, seguro, e mais barato (05/2020)