Coordenada pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), a Missão Institucional e Comercial a Países Árabes e do Leste Europeu vem desenvolvendo seus trabalhos desde 18 de maio e vai até 7 de junho.
A comitiva é formada por cerca de 60 integrantes, incluindo representantes da SAE/PR; dos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Economia; Apex-Brasil; Câmara dos Deputados; Embratur; e delegações dos setores de engenharia, indústria química, materiais de defesa, fertilizantes, tecnologia, entre outros.
Conversações também estão sendo mantidas com Hungria e República Tcheca.
Entre os principais objetivos da missão, destacam-se manter contatos com contrapartes dos setores do agronegócio, da construção civil e de produtos de defesa, e apresentar oportunidades de parcerias comerciais entre empresários brasileiros e dos países visitados.
No roteiro, estão previstos encontros com representantes governamentais, confederações, empresários e autoridades das áreas de finanças e investimentos.
Neste domingo (29/05), foram expostas estratégias de desenvolvimento e possíveis áreas de convergência econômico-comercial Brasil-Bahrain em uma série de reuniões com o presidente da Câmara de Comércio do Bahrain, Sameer Abdulla Nass; com o ministro de obras, municipalidades e planejamento urbano, Essam Bin Abdulla Khalaf; e com Khalid Humaidan, diretor-executivo da agência de promoção de investimentos Economic Bahrain Development Board (EDB).

Veja também:
- Países árabes podem aumentar oferta de fertilizantes para o Brasil (03/2022)
- Brasil busca ampliar negócios com o Irã (02/2022)
- Viagem de Bolsonaro à Rússia busca garantir fertilizantes para o agronegócio brasileiro (02/2022)
- Agronegócio mineiro tem o melhor janeiro em 25 anos (02/2022)
- Giro de Bolsonaro pelo Oriente Médio acumula bons resultados (11/2021)
- Ministério da Agricultura fecha acordo de US$ 2 bilhões com a Arábia Saudita (09/2019)