Um especulador da Teoria do Mais Tolo vai comprar ativos sem qualquer consideração por seus fundamentos, baseado na crença que pode ganhar dinheiro apostando em preços futuros e que sempre será capaz de encontrar um "tolo maior" disposto a pagar mais.

Há evidências abundantes de que, em relação aos investidores, existem tolos maiores. No entanto, esta é uma estratégia arriscada que não é recomendada para investidores de longo prazo. Infelizmente, quando a bolha estoura (o que sempre acontece), há uma grande venda que causa um declínio rápido nos valores dos ativos e um grande risco de que o tolo maior possa vir a ser o próprio especulador.

Gates disse que não está envolvido em criptomoedas e NFTs. Outros investidores e executivos ricos, incluindo Warren Buffett e Jamie Dimon, também expressaram ceticismo. Buffett uma vez chamou o bitcoin de "veneno de rato ao quadrado".

NFTs (nonfungible tokens) são provas digitais de compra de bens como arte ou música digital. O aumento das taxas de juros tem esmagado apostas arriscadas nos mercados financeiros — e os NFTs estão entre os mais especulativos.

"Gosto de investir em coisas que produzem valor", explicou o co-fundador da Microsoft na terça-feira (14) em um evento em Berkeley, California.

Na visão de Gates, "o valor da criptomoeda é apenas o que alguma outra pessoa decide que alguém mais pagará por ela".

Segundo o bilionário, as pessoas compraram criptomoedas e NFTs com base na ideia de que, não importa o seu preço, poderá ser vendido por mais alto porque "alguém vai pagar mais por isso do que eu".

Gates disse que prefere classes de ativos "como uma fazenda onde eles têm produção ou uma empresa onde eles fazem produtos".

Em janeiro do ano passado, a Land Report relatou em Bill Gates: America’s Top Farmland Owner, que o detentor de uma das maiores fortunas do planeta era também o maior proprietário privado de terras agrícolas dos Estados Unidos, com cerca de 100.000 hectares e ativos que totalizam quase US$ 700 milhões.

Para colocar em perspectiva, o investimento de "Farmer Bill" em terras férteis e produtivas em 2020 tinha área equivalente ao tamanho de Hong Kong.

As fazendas não são apenas lucrativas. Há um cálculo mais cínico. Bancos de investimento apontam que as terras agrícolas cumprirão metas "neutras em carbono" para carteiras de investimento sustentáveis, antecipando um aumento da produtividade e da receita agrícola
As fazendas não são apenas lucrativas. Há um cálculo mais cínico. Bancos de investimento apontam que as terras agrícolas cumprirão metas "neutras em carbono" para carteiras de investimento sustentáveis, antecipando um aumento da produtividade e da receita agrícola.

Os comentários de Gates vêm à medida que as cotações das criptomoedas caíram acentuadamente nos últimos dias, desfazendo grande parte dos ganhos no início da pandemia quando uma onda de especuladores começou a apostar nesse ativo.

O bitcoin chegou a ser negociado a US$ 20.169 nesta quarta-feira (15), um nível que foi visto anteriormente em meados de 2020, tendo perdido mais de dois terços de seu valor desde o recorde em novembro de 2021.

Bitcoin USD. Fonte: Marketwatch/Coinbase
Bitcoin USD. Fonte: Marketwatch/Coinbase

"As preocupações em torno de um forte aperto da política monetária estão pesando nos mercados financeiros e estão caindo nas criptomoedas por meio de sua influência sobre grandes investidores institucionais", disse Alex Kuptsikevich, analista sênior de mercado da FxPro, em um e-mail para o CoinDesk. "Não é de surpreender que o bitcoin e o ether estejam arrastando todo o mercado de criptomoedas para baixo em tal ambiente".

A variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA para maio atingiu +8,6% em relação ao ano anterior, remetendo os mercados globais para baixo, à medida que os investidores precificavam mais aumentos nas taxas de juros.

Atualização 23/06/2022

Em carta datada de 21 de junho, o Procurador-Geral de Dakota do Norte, Drew Wrigley, questionou a Red River Trust, uma entidade ligada a Gates, sobre a compra de uma fazenda de batata de 2.100 acres no Condado de Pembina em novembro de 2021.

O escritório de Wrigley informou que todas as corporações ou sociedades de responsabilidade limitada (LLC) estão estritamente "proibidas de possuir ou arrendar terras agrícolas ou fazendas no Estado de Dakota do Norte" e "se envolver em agricultura ou pecuária".

"Além disso, a lei impõe certas limitações à capacidade dos trustes de possuir terras agrícolas ou de fazendas", diz a carta.

“Nosso escritório precisa confirmar como sua empresa usa essa terra e se esse uso atende a alguma das exceções legais, como a exceção de propósito comercial, para que possamos encerrar este caso e arquivá-lo”.

* Com informações do Wall Street Journal (WSJ)

Veja também: