Na última semana da campanha de vacinação contra o sarampo, em São  Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde determinou que bebês entre 6 a 12  meses, de 39 cidades do estado, incluindo a capital, receberão uma dose  extra da vacina contra o sarampo.

A aplicação dessa  chamada “dose D” não está no Calendário Nacional da Vacinação e por  isso, mesmo tomando essa dose extra, as crianças terão que ser vacinadas normalmente com as duas doses da tríplice viral, quando completarem 12 e  15 meses de idade.

A campanha de vacinação focada em jovens de 15 a 29 anos em 15  municípios da Grande São Paulo, continua. Segundo os dados da  Secretaria, desde 10 de junho, quando a campanha começou, 1,2 milhão de  pessoas nessa faixa etária foram imunizadas. A meta é vacinar 4,4  milhões até o dia 16 de agosto, data de encerramento da campanha.

A  campanha está sendo intensificada na Capital com postos volantes nas estações da CPTM e do Metrô, e em escolas, creches e universidades.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa provocada por um vírus e transmitida pelo ar, e o meio de prevenção mais eficaz é a vacina.

Os  sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, coriza, tosse e  manchas vermelhas no corpo. E em casos mais graves pode causar, surdez,  cegueira e doenças neurológicas.

A lista de postos de saúde na capital paulista, onde a pessoa pode se vacinar, pode ser encontrada na Internet: buscasaude.prefeitura.sp.gov.br

Os 39 municípios são:  Atibaia, Barueri, Caçapava, Caieiras,  Campinas, São Paulo, Carapicuíba, Diadema, Embu, Estrela D'Oeste,  Fernandópolis, Francisco Morato, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba,  Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Mogi das  Cruzes, Osasco, Peruíbe, Pindamonhangaba, Praia Grande, Ribeirão Pires,  Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo  do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos  Campos, Sorocaba, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a relação das cidades  com indicação será atualizada semanalmente. Se a situação epidemiológica  exigir, novos municípios serão incluídos na lista.

Proteção

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A  aplicação da chamada “dose D” visa proteger as crianças e não será  contabilizada no calendário nacional de vacinação, ou seja, os pais ou  responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a  tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do  reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Após a aplicação da “dose D”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias  para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário.

Fenômeno global

O número de casos de sarampo registrados nos seis primeiros meses deste ano em todo o mundo é o mais alto desde 2006. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta segunda-feira (12) um relatório preliminar  apontando que a incidência da doença triplicou em relação ao mesmo  período do ano anterior.

* Edição: Frontliner

Atualização 14/08/2019

Segue até sexta-feira (16) a campanha de vacinação contra sarampo focada em pessoas de 15 a 29 anos em 15 municípios da Grande São Paulo. Essa faixa etária concentra  44%¨dos casos. O público-alvo é de 4,4 milhões de pessoas e desde 10  de junho, até 8 de agosto, 1,2 milhão de jovens foram imunizados. As 15  cidades onde há campanha são:

  • Barueri
  • Carapicuíba
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Mairiporã
  • Mauá
  • Osasco
  • Santana de Parnaíba
  • Santo André
  • São Bernardo do Campo
  • São Caetano do Sul
  • São Paulo
  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • Taboão da Serra

As 50 cidades com ações para bebês são:

Cidades Nº de casos
Atibaia 1
Barueri 3
Caçapava 10
Caieiras 3
Campinas 6
Capela do Alto* 1
Carapicuíba 1
Diadema 7
Embu 1
Fernandópolis 27
Franca* 1
Francisco Morato 2
Franco da Rocha* 2
Guarulhos 39
Hortolândia 1
Indaiatuba 3
Itapetininga 1
Itaquaquecetuba 2
Itu* 1
Jales 1
José Bonifácio* 1
Jundiaí 1
Mairiporã 13
Marília* 1
Mauá 15
Mogi das Cruzes 3
Osasco 11
Peruíbe 2
Piracaia* 1
Pindamonhangaba 3
Poá* 1
Praia Grande 2
Ribeirão Pires 9
Ribeirão Preto 3
Rio Grande da Serra 2
Santo André 41
Santos 24
São Bernardo do Campo 32
São Caetano do Sul 14
São José do Rio Preto 5
São José dos Campos 5
São Paulo – Capital 997
Sertãozinho* 2
Sorocaba 8
Sumaré 1
Taboão da Serra 2
Taquaritinga* 1
Taubaté 3
Valinhos* 1
Votorantim* 2

*cidades incluídas a partir de terça-feira (13)